“É através da história que se pode descobrir outros jeitos de ser e de agir. É ficar
sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, sem precisar
saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula.”
(ABRAMOVICH, 2010)
O projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, desenvolvido pelo Sistema
Municipal de Ensino de Montes Claros, proposto para o quadriênio 2013-2016,
apresenta importantes estratégias e espaços alternativos para o
desenvolvimento da leitura. No seu primeiro ano, 2013, criou e apresentou as
personagens da turma da leitura, através de teatro e contação de histórias,
incentivando cada escola a escrever e desenvolver o seu próprio projeto de
leitura; em 2014, montou uma equipe de professores com carga horária
complementar que, através da caravana da leitura, incentivou a leitura nas
escolas, praças, parques e outros espaços alternativos, com teatros, contação
de histórias, distribuição de livros, histórias, panfletos e marca-páginas.
Neste ano de 2015, o trabalho continua com a Turma da Leitura nas escolas e
em espaços alternativos, com momentos de leitura, teatro e envolvimento da
comunidade. Já no terceiro ano, cada escola já tem o seu cronograma de
ações, visando continuar avançando na concretização dos objetivos do projeto,
que visam desenvolver ações que utilizem a leitura como fonte de prazer,
informação e aprendizagem, em diversos espaços e suportes, ampliando a
escrita e o conhecimento dos alunos e da comunidade, mobilizando a
sociedade em geral, através de atividades, como: blitz da leitura, leitura no
parque, na praça, nos pontos de ônibus, no shopping, momento de história na
rádio local, oficina de contação de histórias para educadores, realização do
"Dia L"(Dia da Leitura), envolvendo as famílias, espetáculos com a "Turma da
Leitura" e a mascote Leiturinha na Sala Geraldo Freire e Centro Cultural, visita
da "Caravana da Leitura" às escolas, Feira Literária, Cine Escola e Cine
CEMEI, dentre outros.
Para tal, conta com a parceria de todas as escolas, CEMEIS (Centros
Municipais de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Montes
Claros) e seus profissionais, utilizando as ideias e projetos já existentes, como
o TRILHAS, do Governo Federal, que já dispõe de material nas escolas para o
1º ano; o PNAIC (Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa), que
atende as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Programa Mais
Educação – Escola de Tempo Integral-, que se fundamenta no trabalho
coletivo, na parceria da família, comunidade escolar e sociedade em geral,
integrando espaços, projetos e ações de forma sistematizada, visando à
formação integral do indivíduo.
Assim, neste terceiro ano do projeto, o convite para fazer parte da trilha da
leitura continua aberto às escolas e é estendida a toda a sociedade: procure
uma escola, doe livros, conte uma história... Cante, encante! Vamos juntos
trilhar os mágicos caminhos da leitura nas nossas escolas e na nossa cidade?
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem
livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever -
inclusive a sua própria história”. (Bill Gates)