1ª Copa Escolar de Judô - Programa Mais Educação

Farley Henrique
Aconteceu no último sábado, 22 de novembro, na Escola Municipal João Vale Maurício, do bairro Vilage do Lago I, a primeira “Copa Escolar de Judô - Programa Mais Educação”, que reuniu mais de 400 atletas/alunos das escolas do Sistema Municipal de Ensino.
O evento, que teve início as 08h, foi aberto com o Hino Nacional, cantado por todos os presentes. Após o pronunciamento das autoridades, foi a vez das apresentações da Fanfarra da Escola Municipal Alcides Carvalho, do Clube das Palavras Mágicas e dos alunos da Oficina de Dança do Programa Mais Educação (PME), da E. M. João Vale Maurício.
Os combates tiveram início as 9:30, com uma pausa para o almoço, chegando ao fim por volta das 17h. Além dos mais de 400 atletas/alunos, o evento ainda contou com as presenças dos pais e comunidade escolar, e do Sensei Watanabe, um dos fundadores da Federação Paulista de Artes Marciais.
“Esse evento, promovido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo proporcionar para os alunos do Judô do PME um dia diferenciado, onde eles puderam mostrar o que vem sendo desenvolvido nas aulas da modalidade na escola e, incentivar os demais a prática do esporte”, explica o organizador do evento e coordenador das oficinas de Judô do Programa Mais Educação em Montes Claros, Fernando Alex Gonçalves.
Segundo a diretora Ana Alice Pereira, foi uma honra para toda a comunidade escolar da João Vale Maurício receber esse evento. “O Judô é uma modalidade que encanta todos nós e que contribui e muito para a disciplina e o desenvolvimento do caráter dos alunos”, completa a diretora.
Para a professora de Português da E.M Mariana Santos, Emanuele Aparecida Melo, a prática do Judô, para os alunos, além de proporcionar um incentivo físico, “contribui para trabalho em equipe, a disciplina e o compromisso; o que ajuda tanto na área esportiva quanto na educativa do conteúdo curricular”.
Fotos: Farley Henrique