Mostra de materiais dos cursos de Braille e Libras

Douglas Neves
Foi realizada no dia 10 de dezembro, no hall de entrada da prefeitura de Montes Claros, a exposição dos materiais produzidos pelos professores concluintes dos cursos de Libras e Braille promovidos pela Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Segundo a coordenadora pedagógica da educação inclusiva municipal, Edite de Jesus da Silva, os critérios de distribuição das vagas para o curso “priorizava professores que tinham em suas escolas alunos com baixa visão ou cegos, mas foram abertas inscrições a todos os interessados”. “A construção do material da exposição, os cadernos e portfólios expostos na mostra ratificam o resultado do curso”, salientou Edite.
De acordo com a professora brailista e supervisora educacional da SME, Antonia Aparecida da Silva, as cursistas estão preparadas para fazerem a diferença na inclusão. “Elas podem agora atender melhor os alunos com conhecimentos em tecnologia assistiva, Braille e outros”.
As professoras cursistas Veranice Lisboa e Dilma Chagas, relatam o ganho em conhecimento para ambas: “Este curso foi muito importante para nós, pois nos possibilitou uma ótima aprendizagem na área de deficiência visual”. Opinião compartilhada por Anna Gabriela Rosa: “o curso foi excelente e ampliou muito minha bagagem sobre deficientes visuais e cegos” afirmou Anna.
Os cursos de capacitação tiveram duração de 3 meses e carga horária de 120 horas em módulos semipresencial e presencial, no qual 14 professores de Braille e mais 15 de Libras foram qualificados para trabalhar com deficiência visual e auditiva.
Fotos:Coordenadoria de Educação Inclusiva SME