Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros

PROJETO MONTES CLAROS NA TRILHA DA LEITURA- ANO 5- 2017

“É através da história que se pode descobrir outros jeitos de ser e de agir. É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula.” (ABRAMOVICH, 2010)

O projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, desenvolvido pelo Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros desde o ano de 2013, apresenta importantes estratégias e espaços alternativos para o desenvolvimento da leitura.

Ao longo dos seus cinco anos de trabalho, criou e apresentou as personagens da turma da leitura, através de teatro e contação de histórias, incentivando cada escola a escrever e desenvolver o seu próprio projeto de leitura; montou uma equipe de professores que, no contra turno, através da caravana da leitura, incentiva a leitura nas escolas, praças, parques e outros espaços alternativos, com teatros, contação de histórias, distribuição de livros, histórias, panfletos e marca-páginas.

Neste ano de 2017, o trabalho continua partindo da história da nossa cidade, com o tema: “Nas Trilhas Literárias de Montes Claros” resgatando sua história, seus personagens lendários, artistas, aspectos ambientais, riquezas, enfim, sua cultura. Ao final, todos os alunos serão convidados a escrever um livro sobre os aspectos da história da cidade, intitulado: “Reescrevendo Montes Claros”. Os livros serão expostos para apreciação de toda a sociedade, e depois, disponibilizados às bibliotecas da cidade.

Para desenvolver tais atividades, cada escola tem o seu cronograma de ações, visando continuar avançando na concretização dos objetivos do projeto, desenvolvendo ações que utilizem a leitura como fonte de prazer, informação e aprendizagem, em diversos espaços e suportes, ampliando a escrita e o conhecimento dos alunos e da comunidade, mobilizando a sociedade em geral, através de atividades como: blitz da leitura, leitura no parque, na praça, nos pontos de ônibus, no shopping, oficina de contação de histórias para educadores, realização do DIA L ( DIA DA LEITURA), envolvendo as famílias, espetáculos com a TURMA DA LEITURA em auditórios da cidade, visita da CARAVANA DA LEITURA às escolas, Feira Literária, dentre outros.

Assim, neste quinto ano do projeto, o convite para fazer parte da trilha da leitura continua aberto às escolas e estendido a toda a sociedade: procure uma escola, doe livros, conte uma história... cante, encante! Vamos juntos trilhar os mágicos caminhos da leitura nas nossas escolas e na nossa cidade? 

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”. (Bill Gates)