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Apresentação

A escola é, por tradição, um dos mais importantes espaços de promoção da leitura e de conhecimento. Entretanto, apesar de esse papel fundamental ser desempenhado na sociedade, a leitura e a escrita transcendem o espaço escolar, porque são habilidades e conhecimentos intrínsecos à experiência humana, contribuindo para a promoção e exercício pleno da cidadania. Então, pensar os atos de ler e escrever é, também, pensar o indivíduo de forma política, em suas capacidades de expressão máximas, com condições de se manifestar a respeito de tudo que o cerca. À vista disso, a todo ser humano deve ser facultado o direito de experimentar situações favoráveis ao conhecimento, e, como tal, a convivência com os livros representa desvendar o mundo, apesar de a própria leitura já ser sobremaneira influenciada pelas experiências dos indivíduos, pois “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1981). Leia mais..

Considerando a importância da leitura como símbolo de promoção de conhecimento e de vida cidadã, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros promove o projeto Letra Viva, Viva a Letra, que pretende ser uma ação significativa para os alunos atendidos pelas escolas municipais, de modo a promover o contato com os livros e a literatura, visto que são instrumentos para desenvolvimento de habilidades cognitivas e, ainda, incentivar a leitura como ferramenta de desenvolvimento social, fazendo que o livro seja um meio pelo qual contribua para a formação de leitores e leitoras capazes de exercitar a imaginação e, fundamentalmente, expandir suas capacidades analíticas e de percepção do mundo no qual estão inseridos. ocultar..

Justificativa

Ler é uma atividade muito mais ampla do que apenas ler livros, ler letras ou ler palavras. As operações de atribuição de sentido começam muito precocemente, pois o esforço para interpretar está presente desde o nascimento, logo, considerar essa realidade da vida da criança é fundamental para acompanhá-la rumo à leitura e à escrita. Incentivar os filhos desde pequenos a ler histórias e desenvolver o hábito da leitura antes de dormir são importantes meios para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura. Por esse motivo, a leitura deve ser incentivada desde tenra idade.
Nas escolas de Educação Infantil, os cuidados que a mãe ou pai realizam com o bebê, ficam sob a responsabilidade da professora, assumindo assim o papel de protetor. Isso se torna um desafio, pois se cria uma relação intersubjetiva, já que essa interação supõe um pequeno leitor-intérprete-ouvinte ativo e criador, na qual a sensibilidade afetiva vai dando volume à sensibilidade poética e à descoberta da linguagem. Leia mais..

Para haver essa interação, o adulto também precisa ter a capacidade de fantasiar, colocar-se psicologicamente à disposição, empaticamente atento, disponível e compreensivo às necessidades do bebê. O livro une a criança ao adulto, envolvendo-a em uma “manta protetora” comum, feita de ficções, palavras e tempos compartilhados. Tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana. Ambas proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promoverem a aquisição de conhecimentos. Dessa maneira, quando lemos ocorrem diversas ligações no cérebro que nos permitem desenvolver o raciocínio. Além disso, com essa atividade aguçamos nosso senso crítico por meio da capacidade de interpretação. Estudos apontam que no Brasil a média de leitura dos brasileiros é de 1 livro por ano. Esse dado nos deixa numa das posições baixas em relação a outros países da América Latina. Na Argentina, por exemplo, a média anual é de 12 livros por habitante. Essa realidade torna-se mais clarificada quando pensamos no problema do “analfabetismo funcional”, ou seja, o conhecimento do código linguístico unida à limitada capacidade de interpretar os textos. Esse é um dos principais problemas da educação no país, e, portanto, as estatísticas assustam. Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (censo 2010), cerca de 20% da população brasileira é considerada analfabeta funcional. Esse problema estrutural deve-se a precariedade do ensino público do país e a falta de incentivos que apóiem o hábito e a importância da leitura nas escolas. Diante desse quadro, um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar o gosto pela leitura aos alunos para que os alunos consigam criar o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Pensando em valorizar a prática da leitura, o Sistema Municipal de Ensino - SME, no exercício da sua função social mais básica, que é a de promover educação de qualidade, irá viabilizar o projeto Letra Viva, Viva a Letra, que será um momento de interação entre os alunos do Sistema e obras literárias, gentilmente cedidas por editoras, a fim de desvelar a importância da prática das diversas linguagens, visto que a leitura contribui para que os leitores desenvolvam pensamentos mais bem estruturados, além, de melhorar o vocabulário e a escrita do leitor; a leitura estimula e contribui para a formação de cidadãos críticos, reflexivos, atuantes, e competentes. ocultar..

Objetivo geral

Proporcionar aos participantes a interação com as várias facetas da(s) linguagem(ens) de modo a promover o contato com os livros e a literatura, instrumentos para desenvolvimento de habilidades cognitivas.

Objetivos específicos

TERMO DE COMPROMISSO

REGULAMENTO

logo Montes Claros Shopping Center

A Bienal do Livro Viva Letra, Letra Viva de Montes Claros – Minas Gerais ocorrerá no estacionamento norte do Montes Claros Shopping.

Av. Donato Quintino, 90 Bairro Cidade Nova Montes Claros MG CEP: 39.400-546


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Montes Claros Shopping Center

A Bienal do Livro Viva Letra, Letra Viva de Montes Claros – Minas Gerais ocorrerá no estacionamento norte do Montes Claros Shopping.

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Livros


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Cora Editora

O livro conta a história de Luiza no ano de 1960, onde não existia internet e nem google, apenas bibliotecas. Ela era um bebê tão lindo, cabelos pretinhos, nariz redondinho! Assim que abriu os olhos, ainda tão pequenina, escutou: - Ela tem olhos de jabuticaba! A menina foi crescendo e…

Preço: 35.00

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Cora Editora

"Até quando essa menina vai chupar bico"? "Chupeta acalma a criança! O que eu vou fazer se ela parar de usar"? "Meu bebê pegou sapinho por causa do uso de chupeta. Sempre cai no chão, pega sujeira". "Vai estragar os dentes de seu filho. O meu teve que usar aparelho…

Preço: 35.00

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Cora Editora

Aprender sobre a história do café pode ser tão divertido quanto perfumado é o seu aroma! Foi pensando assim que a autora Marismar Borém e o Prof. Flávio Borém escreveram por meio de uma linguagem simples e cativante, uma releitura da lenda que conta como o café foi descoberto, detalhes…

Preço: 35.00

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Cora Editora

Juca já estava farto de tanta zoação, por isso resolveu cortar o cabelo. - Mãe, me leve ao salão, vou cortar a minha juba de leão, ele pediu. Os professores e familiares poderão trabalhar os conceitos de : -diversidade. -Valores como respeito e tolerância. -bullying.

Preço: 25.00




PALESTRANTES

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Marismar Borém

Contação de História Sessão de autógrafos

Marismar Borém

Nasci e cresci em Montes Claros. Desde pequena sou encantada pela natureza, e minha infância foi marcada por valiosas aventuras numa fazenda, no interior de Minas Gerais.  Formei-me em Fonoaudiologia na cidade de Belo Horizonte. Casei-me com Ivan  e tenho dois filhos: Pedro e Gabriel. Hoje escrevo para crianças e conto muito…

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