Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quin, 01 de Novembro de 2018 Imprimir
“2º Dia L Municipal - Dia da Leitura” no CEMEI do Cintra

O CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa, do bairro Cintra, realizou no dia 29 de outubro uma programação especial voltada para a leitura, dentro das ações do “2º Dia L Municipal - Dia da Leitura”, que comemora o Dia Nacional do Livro, celebrado na mesma data. 

Na primeira atividade do dia, as crianças foram recepcionadas pelas “Fadinhas Leiturinhas”, interpretadas pelas professoras Elizete Nunes Lopes Silva e Gilmara Silva Fernandes. Na abertura da programação, as fadinhas e as supervisoras pedagógicas, Katia Liliany Oliveira e Rosânia de Cássia Figueiredo, conversaram com as crianças sobre o gosto, prazer de ler e a possibilidade de viajar sem fronteiras. 

Ainda dentro da programação foi realizado uma apresentação artístico cultural com a música “A Casinha de Leitura” e um momento do reconto, com base no trabalho implementado pelas professoras no projeto Trilha da Leitura, onde foi selecionada uma criança de cada turma para realizar o reconto da história lida.  

“Nesse reconto as crianças fantasiadas com os figurinos dos personagens principais da história, contaram as histórias com o apoio e auxílio das professoras e de alguns pais. Foi um momento muito rico que possibilitou a interação e parceria dos alunos, escola e família. Uma das atividades mais apreciadas pelas crianças foi o Conto Show da história “Cachinhos Dourados” coordenado pela professora Evany de Jesus Oliveira Amaral.”, lembra a direção da unidade.  

Mais atividades 

No fechamento das atividades, o CEMEI recebeu o escritor mirim Samuel Souza e Silva, neto do escritor Georgino Junior. Samuel, contou e interpretou uma história, utilizando recursos audiovisuais, onde demonstrou para as crianças da unidade, a importância de ler, recontar e interpretar histórias com simplicidade, talento e criatividade. Ao final, cada criança saiu com a viseira confeccionada por ela, decorada com o tema alusivo à literatura infantil. 

A diretora, Ivete Aparecida Brant Fróes, ressaltou a importância de planejar atividades diversificadas e lúdicas chamando a atenção para a relevância da literatura infantil. “As crianças gostaram e pediram bis para as histórias contadas. Já realizamos todas as sextas feiras momentos como esse no Conto Show, mas a participação da comunidade escolar veio enriquecer mais ainda esse momento tão rico e importante.”, destaca Ivete.  

Fotos: CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa

Texto: CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa (adaptação Farley Henrique - Educamoc)

Leia também:

SME realiza premiação do “Circuito de Boas Práticas na Educação Infantil”

Semana da Criança no CEMEI Raimundo Neto

CEMEI Canacy promove “Semana divertida” em comemoração à Semana da Criança

Está aberto período de mudança de lotação para o ano de 2019