Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 09 de Julho de 2019 às 16:37. Visualizações: 322. Imprimir
Alunos de seis Cemeis participam de visita a “Mini Fazenda Dr. Zoo” no Parque de Exposições

Farley Henrique (Educamoc)

Com o objetivo de vivenciar o ambiente de uma fazenda e explorar outros espaços de conhecimento além das escolas, alunos de seis Cemeis do Sistema Municipal de Ensino estiveram em visita, nos dias 02 e 05 de julho, à “Mini Fazenda Dr. Zoo” do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, no Parque de Exposições João Alencar de Athayde, durante a 45ª Expomontes. 

Com o propósito de realizar uma visita técnico-pedagógica a partir de observação, os estudantes puderam conhecer um espaço que, de forma lúdica, simula uma fazenda, com animais como pônei, minivaca e minipig; além de exposição de frutos do cerrado e atividades de educação ambiental.

“Passeios pedagógicos como este são de grande importância, uma vez que envolvem os alunos afetivamente, prazerosamente, com os conteúdos explorados, motivando-os a investigarem e descobrirem novos saberes. A visita foi enriquecedora, pois além dos conhecimentos adquiridos referente ao campo, os alunos também complementaram suas aprendizagens sobre o cerrado brasileiro; tema que está sendo trabalhado neste primeiro semestre na Educação Infantil”, avalia a diretora do Cemei Professora Ana Lúcia Mota, Jania de Oliveira.

Durante a visita, os alunos dos Cemeis Ana Lúcia Mota, Elizabete Pereira Soares, Maria de Lourdes Pinheiro, Eloin Lopes de Souza, Paulo Freire e MeiMei, também puderam conhecer no espaço as tecnologias que são desenvolvidas na universidade para os cuidados com  bem estar dos animais. “A gente está com uma equipe de monitores que estão responsáveis pela recepção dos visitantes, por guiarem as visitas apresentando os animais, os espaços e explicando os trabalhos. Aqui estamos com mais ou menos 100 animais, de 35 espécies diferentes. A ideia é passar para algumas pessoas a importância desse cuidado e trocar saberes, que é fundamental e de suma importância, explica o professor e coordenador da iniciativa, Délcio César Cordeiro Rocha. 

Para a coordenadora de projetos educacionais da SME, Antônia Deuslange Ribeiro, ao conhecer, experimentar e explorar outros espaços fora das escolas, como a Mini Fazenda, é “desenvolvido nos alunos outras capacidades e novas aprendizagens, como estimular a curiosidade e possibilitar novas vivências físicas, emocionais e sociais no espaço rural, promovendo assim, a educação em um ambiente rico de conhecimentos.”, destaca a coordenadora.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:
Escola Municipal de Pedra Preta vai ganhar quadra esportiva coberta em breve
Escola Maria de Lourdes realiza passeio a “Mini Fazenda Dr. Zoo”
Programa de Educação Ambiental: SME e Arpanorte promovem palestras em escolas ...
Cemei do Cintra realiza Mostra Artística sobre os trabalhos desenvolvidos no projeto “C...