Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 13 de Novembro de 2019 às 12:50. Visualizações: 1.134. Imprimir
Alunos do Cemei Meimei participam de visitas a pontos históricos da cidade dentro das atividades do Projeto ‘Minha cidade, meu tesouro’’

Em cumprimento a mais uma etapa do Projeto ‘Minha cidade, meu tesouro’’, o Cemei Meimei realizou de 21 de setembro a 06 de outubro, a busca de alguns tesouros que encantou os alunos da unidade com a descoberta de cada cantinho descoberto da cidade, em atividades que possibilitaram o desenvolvimento de novas habilidades, adquirir novos conhecimentos e vivenciar experiências únicas. 

“As crianças tiveram a oportunidade de conhecer o Aeroporto de Montes Claros Mario Ribeiro, visitando as instalações e o funcionamento do aeroporto, incluindo o terminal de passageiros, hangares, pátio de manobras, setor de operações; além de visualizarem de perto as aeronaves. De lá partimos para o Centro Cultural Hermes de Paula, descobrimos a biblioteca infantil, o teatro, o hall de entrada com exposição de quadros e o nosso grande poeta Aroldo Pereira.”, destaca a direção da unidade.

Na saída do Centro Cultural, foi a vez de a Praça Doutor Chaves (Praça da Matriz), que, em conjunto com casarões e sobrados ainda preservados, é o principal referencial histórico do surgimento da cidade, que conta seu entorno com monumentos arquitetônicos do período colonial. 

Rodoviária e Parque Municipal
Em busca de mais um tesouros os alunos estiveram em visita a Rodoviária da cidade, onde foi possível observar de perto os serviços oferecidos, como transporte de passageiros intermunicipal e estadual, a Mctrans, Guarda Municipal, serviço de táxi, restaurantes, lanchonetes e Polícia Militar. Outro ponto visitado foi o Parque Municipal Milton Prates. Na oportunidade, as crianças puderam aproveitar as sombras das árvores e conhecer a fauna e flora, a pista de cooper e a lagoa com seus pedalinhos, que são fontes de lazer para os moradores da cidade.

Ainda dentro do Projeto, foi realizado também um passeio a Praça da Estação; à antiga rodoviária, onde atualmente funciona a Casa da Cidadania com seus conselhos, como o do Idoso, Educação, Desenvolvimento Rural Sustentável, Assistência Social, Pessoa Deficiente, Segurança Alimentar e Nutricional, Antidrogas, Direito da Criança e do Adolescente e do bem estar social. 

“Visitamos também a Igreja dos Morrinhos, cartão postal da nossa cidade, que se encontra em processo de reforma visando um maior conforto aos que ali frequentam. Neste local as nossas crianças puderam observar uma magnífica vista panorâmica do lado oeste da cidade.”, lembra a direção do Cemei. 

Mercado Municipal e SME
Antes de finalizar as atividades do projeto, os alunos estiveram em visita ao Mercado Municipal Central Christo Raeff, um verdadeiro shopping de produtos regionais e do artesanato, com restaurantes que servem comida típica local.

“Para fechar as atividades do projeto com chave de ouro, fomos ao encontro da nossa bússola, a Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, as nossas crianças conheceram cada profissional que ali trabalham e que nos direcionaram de maneira grandiosa. Mais uma vez a Administração do nosso prefeito Humberto Souto, juntamente com a secretária Rejane Veloso e equipe da SME, nos proporcionou momentos singulares, que ficará marcado na memória de cada criança do nosso querido Cemei. Gratidão eterna a todos vocês.”, afirma a direção do Cemei Meimei. 

Texto: Cemei Meimei - Adaptação: Farley Henrique (Educamoc)
Fotos: Sylvia Maria e Mauro Fernando (Educamoc)