Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 21 de Janeiro de 2019 às 12:49. Visualizações: 2.772. Imprimir
Atividades do projeto “Esporte Cidadão” na Eunice Carneiro conta com boa participação dos alunos mesmo nas férias

Farley Henrique (Educamoc)

Mesmo com período das férias, iniciado em 19 de dezembro de 2018, a participação dos alunos da Escola Municipal Professora Eunice Carneiro nas atividades do projeto “Esporte Cidadão” tem sido “muito satisfatória”, segundo a direção da unidade. De acordo com o diretor do educandário, Anderson Santos Silva, cerca de 90% dos alunos participantes do projeto estão frequentes nas aulas de Judô, Voleibol e Handebol, que acontecem, cada uma delas, duas vezes por semana.  

A Eunice Carneiro, ao lado E. M. Dona Vidinha Pires, é uma das duas unidades do Sistema Municipal de Ensino contempladas com o projeto, que é realizado pela Associação Ajudôu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e patrocinado pela VLI, com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O “Esporte Cidadão”, que é um projeto de gestão escolar baseado na sustentabilidade e formação para cidadania, conta com a participação de 300 alunos das duas unidades.  

“Apesar de recém iniciadas as atividades do projeto, mas somada a outras atividades já realizadas, como ballet e ginástica com as mães, já é possível perceber um maior zelo e interação da comunidade com a escola, bem como, a melhoria do interesse dos alunos com as obrigações escolares, com consequente melhoria da frequência escolar e índices de desempenho; condição básica para a permanência no projeto.“, destaca o diretor Anderson. 

Ainda de acordo com o diretor, a comunidade escolar abraçou a proposta de uma escola mais participativa e aberta a comunidade, pois entende o esporte, a arte e outras atividades extracurriculares como importantes instrumentos para o desenvolvimento de valores, regras, autoestima, socialização e melhoria da qualidade de vida. “Por se tratar de uma novidade, um projeto sério, e com acompanhamento devido, os alunos e suas famílias estão bastante satisfeitos, com isso percebemos o maior compromisso dos mesmo com a escola, com as regras do projeto e o anseio da comunidade pela ampliação destas atividades na escola e para outras unidades de ensino”, completa o diretor.  

O projeto, que visa fazer do esporte um caminho para auxiliar no bem-estar, na promoção da cidadania, integrar jovens e revelar talentos, tem duração de um ano. Após as férias, as atividades acontecerão no contra turno.

Fotos: E. M. Profª. Eunice Carneiro 

Leia também:
Lançamento do projeto “Esporte Cidadão”
Obras avançam na Escola Municipal de Pedra Preta

Prazo de inscrições para o “Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação...
Divulgação resultado Mudança de Lotação 2019