Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 22 de Março de 2019 às 11:22. Visualizações: 2.378. Imprimir
“Cadê o cerrado que tava aqui?” é a temática do Anteprojeto da Educação Infantil Municipal para o primeiro semestre de 2019

Farley Henrique (Educamoc)

A equipe da Coordenadoria de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação (SME), apresentou na manhã dessa quinta-feira (21) o Anteprojeto “Cadê o cerrado que tava aqui?”, temática a ser explorado pela Educação Infantil nas unidades de ensino, no primeiro semestre letivo deste ano. A apresentação ocorreu durante reunião com os diretores e supervisores dos CEMEI's e escolas com educação infantil, realizada no Rancho Ninho da Coruja.  

O Anteprojeto, que será trabalhado ao longo de todo o semestre nas unidades de ensino, visa oferecer oportunidades de aprendizagem sobre as riquezas do Cerrado Brasileiro, região territorial em que o Norte de Minas está inserido, focado na preservação do meio ambiente e o meio sociocultural, proporcionar uma visão integral do bioma Cerrado através de experiências vivenciadas por meio da pesquisa e da investigação, aproximando o aluno da realidade vivida. 

““Cadê o Cerrado que tava aqui?”, foi elaborado com o intuito de apresentar aos alunos da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino, que o nosso cerrado é rico em todos os aspectos, e sua importância para a nossa vida é imensurável. Portanto, pretendemos promover experiências relevantes para o desenvolvimento das crianças, contribuindo para a sua formação enquanto cidadãos conscientes e comprometidos com a vida e o bem estar próprio e de toda a sociedade, buscando o resgate das tradições culturais regionais e a preocupação com a preservação do bioma.”, a coordenadora da Educação Infantil Municipal, Jane Aparecida Lopes. 

Durante a reunião, que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, os presentes receberem todas as orientações acerca do Anteprojeto e todas as suas etapas de desenvolvimento nos educandários, além de orientações relacionadas ao cargo, como o uso do livro didático, preenchimento do virtual, monitoramento, revisão da proposta pedagógica, portfólio, preenchimento do quantitativo 2019, relatório final 2018 e apresentação da agenda pedagógica de 2019.  

Ainda na manhã 

Ainda durante o encontro, que contou com apresentação musical do cantor e compositor, Carlos Maia, e de uma palestra sobre meio ambiente, ministrada pelo ambientalista e vereador Soter Magno, a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura apresentou o espetáculo teatral “Cadê o cerrado que tava aqui?”, que será exibido em todas as unidades com educação infantil do município.  

Na peça, a personagem Lalinha, após presenciar um incêndio no quintal da casa da sua avó, aprende, por meio da leitura, como recuperar o cerrado e decide levar a ideia para a escola, no intuito de incentivar colegas e professores a cuidar do meio ambiente.  

Ao final do evento foram distribuídas mudas para serem plantadas nos CEMEIS. 

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:
Comemoração dos 25 anos de fundação do CEMEI Aninha Ribeiro
Aula Inaugural do Programa Procon Mirim 2019
Prefeitura adquire alimentos para alunos com restrições alimentares
Equipe do Trilha da Leitura participa de oficina para aperfeiçoar práticas teatrais e de contação de histórias