Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 09 de Julho de 2018 Imprimir
CEMEI Alegria de Viver realiza ‘A festa dos sonhos’ como culminância do projeto ‘Dinheiro, dinheirinho, enchendo meu cofrinho’

Em culminância ao projeto 'Dinheiro, dinherinho, enchendo meu cofrinho', o CEMEI Alegria de Viver realizou no dia 28 de junho, no espaço de eventos Shallon, 'A festa dos sonhos'. Com música, brinquedos, brincadeiras, pizza, sorvete e guloseimas, o evento, fechou as atividades do projeto proposto pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para o primeiro semestre letivo de 2018, que visa promover nas unidades de ensino um estudo sobre a Educação Financeira, por meio do desenvolvimento de atividades de consumo saudáveis e equilibradas.  

Durante a festa, as crianças receberam a visita dos personagens da equipe 'Trilha da Leitura' que foram convidados a participarem do momento. Na ocasião, todos os alunos ganharam um cofrinho em forma de porquinho para continuarem poupando em casa e assim, a partir de agora, conseguirem realizar também um sonho pessoal. 

"O CEMEI Alegria de Viver tem como concepção de ensino o enfoque em projetos pedagógicos que desenvolvam nas crianças suas capacidades cognitivas, sociais e sobretudo os valores humanos. Pensando assim, este Projeto veio para ensinar as crianças noções básicas de lidar com dinheiro, o seu valor em adquirir coisas, a diferença entre o necessário e o supérfluo, a importância de poupar e evitar desperdícios e principalmente o consumo consciente. O resultado foi surpreendente uma vez que com o dinheiro economizado por eles mesmos, as crianças se sentiram capazes de realizarem e planejarem o sonho coletivo de toda a escola”, comenta a diretora Ilza Ribeiro Xavier. 

A festa dos sonhos 

De acordo com a supervisora do CEMEI, Simone Paixão Durães, a ideia da festa teve início a partir da história 'O Príncipe sem sonhos', do autor Márcio Vassalo' contada pela professora do maternal I, Sayonara Nascimento, "onde foi explorado o tema a busca pelos nossos sonhos, ressaltando que todos nós temos o direito de sonhar e de fazer escolhas, ou seja, os nossos sonhos estão adormecidos, esperando para serem despertados... E, assim, as crianças foram encorajadas a expressarem os seus sonhos de forma bem criativa por meio de desenho, pintura ou mesmo produções de escritas coletivas tendo como escriba a professora. Desta forma, foi escolhido o sonho representando toda escola: A festa dos sonhos". 

Fotos: CEMEI Alegria de Viver 

Leia também:

Lançamento do projeto Ciranda dos Livros no CEMEI Alegria de Viver

Prefeitura inaugura reforma e ampliação do CEMEI do bairro José Correia Machado

SME realiza formação para supervisores do Ensino Fundamental

Trilha da Leitura participa da 'Operação Estiagem'