Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 09 de Julho de 2018 às 11:27. Visualizações: 222. Imprimir
CEMEI Alegria de Viver realiza ‘A festa dos sonhos’ como culminância do projeto ‘Dinheiro, dinheirinho, enchendo meu cofrinho’

Em culminância ao projeto 'Dinheiro, dinherinho, enchendo meu cofrinho', o CEMEI Alegria de Viver realizou no dia 28 de junho, no espaço de eventos Shallon, 'A festa dos sonhos'. Com música, brinquedos, brincadeiras, pizza, sorvete e guloseimas, o evento, fechou as atividades do projeto proposto pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para o primeiro semestre letivo de 2018, que visa promover nas unidades de ensino um estudo sobre a Educação Financeira, por meio do desenvolvimento de atividades de consumo saudáveis e equilibradas.  

Durante a festa, as crianças receberam a visita dos personagens da equipe 'Trilha da Leitura' que foram convidados a participarem do momento. Na ocasião, todos os alunos ganharam um cofrinho em forma de porquinho para continuarem poupando em casa e assim, a partir de agora, conseguirem realizar também um sonho pessoal. 

"O CEMEI Alegria de Viver tem como concepção de ensino o enfoque em projetos pedagógicos que desenvolvam nas crianças suas capacidades cognitivas, sociais e sobretudo os valores humanos. Pensando assim, este Projeto veio para ensinar as crianças noções básicas de lidar com dinheiro, o seu valor em adquirir coisas, a diferença entre o necessário e o supérfluo, a importância de poupar e evitar desperdícios e principalmente o consumo consciente. O resultado foi surpreendente uma vez que com o dinheiro economizado por eles mesmos, as crianças se sentiram capazes de realizarem e planejarem o sonho coletivo de toda a escola”, comenta a diretora Ilza Ribeiro Xavier. 

A festa dos sonhos 

De acordo com a supervisora do CEMEI, Simone Paixão Durães, a ideia da festa teve início a partir da história 'O Príncipe sem sonhos', do autor Márcio Vassalo' contada pela professora do maternal I, Sayonara Nascimento, "onde foi explorado o tema a busca pelos nossos sonhos, ressaltando que todos nós temos o direito de sonhar e de fazer escolhas, ou seja, os nossos sonhos estão adormecidos, esperando para serem despertados... E, assim, as crianças foram encorajadas a expressarem os seus sonhos de forma bem criativa por meio de desenho, pintura ou mesmo produções de escritas coletivas tendo como escriba a professora. Desta forma, foi escolhido o sonho representando toda escola: A festa dos sonhos". 

Fotos: CEMEI Alegria de Viver 

Leia também:

Lançamento do projeto Ciranda dos Livros no CEMEI Alegria de Viver

Prefeitura inaugura reforma e ampliação do CEMEI do bairro José Correia Machado

SME realiza formação para supervisores do Ensino Fundamental

Trilha da Leitura participa da 'Operação Estiagem'