Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 05 de Julho de 2019 às 17:31. Visualizações: 313. Imprimir
Cemei do Cintra realiza Mostra Artística sobre os trabalhos desenvolvidos no projeto “Cadê o cerrado que tava aqui?”

De 24 à 29 de junho aconteceu no Cemei Professora Maria da Conceição de Almeida Costa, do bairro Cintra, uma Mostra Artística sobre os trabalhos desenvolvidos no projeto “Cadê o cerrado que tava aqui?”.  que contou com os trabalhos das crianças das turmas.

Durante o projeto, os alunos, do Maternal I ao Segundo Período, vivenciaram momentos de recriação, releituras, produção, construção de novos conhecimentos ressignificando o mundo, a natureza e as coisas, tendo como eixo de referência o Bioma Cerrado.

Entre os trabalhos implementados e expostos na Mostra, um dos que mais se destacaram foi o caderno “Mascote na minha casa”, que ilustra a visita do bichinho, mascote do Cerrado, na casa da criança e, o relatório dos pais descrevendo essa visita, com fotos da criança na companhia da mascote.

Os pais que estiveram presente na Mostra elogiaram o trabalho desenvolvido. “Achei super interessante esse projeto. A minha filha ficou bastante animada e empolgada com as histórias e os animais do cerrado que foram apresentados. Os dias que a mascote Onça Maia ficou na minha casa, a minha filha não largou esse bichinho por nada e me contou curiosidades sobre o que aprendeu da Onça Pintada. Espero que venham novos Projetos tão bons como esse do Cerrado”, disse Lavínia Rochelly Xavier, mãe da aluna do Maternal I da professora Elke Cristina Aragão, Jade Mesquita Xavier.

A supervisora Katia Liliany Oliveira destacou a relevância do trabalho: “Tudo que propomos desenvolver principalmente na Educação Infantil deve ter gosto e saber de novidade e ludicidade. Trabalhamos também com esse projeto nesse enfoque metodológico e conseguimos com muito êxito seduzir as nossas crianças e professores para o tema e sua relevância.”, destaca. 

Ainda na Mostra, outros trabalhos também chamaram a atenção das crianças e da comunidade escolar como a “Releitura das obras da Cuca e do Vendedor de Frutas”, da artista plástica brasileira Tarsila do Amaral; produção das mascotes utilizando técnicas diversificadas como dobraduras, bricolagem e pontilhismo. Além das produções de textos coletivos tendo os professores como escribas.

“O projeto do Cerrado favoreceu o maior envolvimento e parceria dos pais em uma temática que, por desconhecimento da maioria, tem sido relegada em segundo plano, apesar da sua extrema importância e necessidade urgente de ações concretas para a conservação do Bioma Cerrado.”, explica a diretora do Cemei, Ivete Brant Fróes. 

Texto: Cemei Profª. Maria da Conceição de Almeida Costa - Adaptação: Farley Henrique (Educamoc)
Fotos: Cemei Profª. Maria da Conceição de Almeida Costa

Leia também: 
“Arraiá do Cerrado no Cintra” no CEMEI Maria da Conceição de Almeida Costa
SME realiza formação para professores que atuam na Educação Infantil
Trilha da Leitura encerra turnê de "Cadê o cerrado que tava aqui?"
Escola Maria de Lourdes Pinheiro realiza reunião com pais de alunos para abordar Ideb...