Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quin, 06 de Dezembro de 2018 Imprimir
CEMEI do Cintra realiza mostra do projeto “Curiosos por Natureza: Ciclos da Vida”

O CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa, do bairro Cintra, realizou nos dias 29 e 30 de novembro uma Mostra dos trabalhos desenvolvidos dentro do projeto “Curiosos por Natureza: Ciclos da Vida”, que abordou o início da vida, período da gestação da mãe.  

Durante o desenvolvimento do projeto, a unidade contou com a participação de uma grávida, um recém-nascido e uma enfermeira, onde as crianças puderam ouvir o coraçãozinho do bebê na barriga da mãe e vivenciar práticas de cuidados. Com ênfase no personagem Zé Gotinha da poliomielite, também foi trabalhado, dentro do projeto, o cartão de vacina, onde as professoras enfatizaram na reunião de pais, juntamente com a equipe da Unidade de Saúde do Cintra, a importância do acompanhamento efetivo das vacinas. 

Após trabalhar todos os aspectos referentes ao desenvolvimento infantil, comparando sempre ao próprio desenvolvimento de cada criança, cada turma, juntamente com a professora, escolheu um outro ser vivo, onde foi realizado um estudo comparativo entre a vida desse ser escolhido e a vida de cada criança desde a concepção.  

“Foi extremamente significativo para as crianças esse momento, tendo em vista que muitos conceitos e informações já tinham sido adquiridas anteriormente sobre a vida deles, facilitando nesse processo comparativo com a vida dos animais e plantas onde algumas hipóteses foram validades e novos conceitos foram aprendidos. Questões como: de onde vieram, como vieram, o que fazem, como fazem.... dentre outras questões impulsionaram e deram vida e cor ao projeto.”, explica a direção e coordenação pedagógica da unidade.  

Ainda na Mostra 

Ainda na Mostra, que contou com a presença da coordenadora da Educação Infantil Municipal, Jane Aparecida Lopes, e da analista educacional, Juliana Alves, foi realizado um momento de relato explicativo das crianças do 2º Período, da professora Vanusa Miranda, sobre a metamorfose das borboletas, que foi encerrada com a declamação do poema “As Borboletas” de Vinícius de Morais. 

“Para nós, adultos, os mistérios da vida já vistos e compreendidos não são tão fantásticos como para as nossas crianças. Ver uma lagarta transformar em borboleta, compreender o processo de metamorfose da borboleta, uma sementinha transformar em um grande pé de feijão que conseguiu "alcançar um castelo”, ver o crescimento e desenvolvimento diário do pintinho e do coelho alimentando-os diariamente e certificando de que os seres animais são diferentes dos seres humanos, são momentos únicos e prazerosos para as nossas crianças e estimulam o espírito investigativo nelas e a construção de novos conhecimentos.”, destaca a professora Vanusa. 

Opinião compartilhada pela mãe do aluno Lucas Emanuel, do Maternal II, a Sra. Lorena Fernanda Araújo, que diz ter ficada “muito emocionada” com tudo que viu. “Fico realmente muito feliz com o CEMEI. Tudo que essa escola se propõe a fazer, faz com muita organização, competência e amor! Tenho dois filhos estudando aqui e fico orgulhosa quando vejo os trabalhos produzidos pelas crianças.”, completa.  

Para a coordenadora Jane Aparecida, a Mostra ilustra todas as experiências que foram vivenciadas pelas crianças. “O que mais me encantou foi a participação efetiva das crianças no processo, com seus registros, suas vivências e experiências. O CEMEI escolheu um tema que à princípio nos causou um certo receio, pois tratando-se de ciclos da vida, pensávamos como seria difícil abordar a questão da concepção, considerando a faixa etária das crianças. Mas pela mostra percebe-se como a coordenação pedagógica e as professoras conduziram essa temática com muita sabedoria e criatividade agradando as crianças e toda comunidade escolar.”, explica.

Fotos: CEMEI Profª. Maria da Conceição de Almeida Costa
Texto: CEMEI Profª. Maria da Conceição de Almeida Costa - Adaptação: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:
Formatura do Programa Forças no Esporte foi realizada nesta quarta-feira no 55º BI
Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica 
“Encontros e Despedidas”: CAIC Renascença reúne alunos da Escola Joaquim José de Azevedo e dos CEMEI’s...
SME realiza momento de reflexão sobre o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”