Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 10 de Agosto de 2018 Imprimir
CEMEI Dona Ivone Silveira realiza atividade com ‘Mercadinho’ no encerramento do Projeto 'Dinheiro, Dinheirinho, enchendo meu cofrinho'


Em culminância ao Projeto 'Dinheiro, Dinheirinho, enchendo meu cofrinho', o CEMEI Dona Ivone Silveira, do bairro Jardim São Luiz, organizou no dia 13 de julho, no próprio educandário, o ‘Mercadinho Ivone Silveira’. Na ocasião, foi montado um caixa que continha duas representantes do mercadinho, onde os professores incentivaram os alunos a escolherem os produtos pensando na utilidade do dinheiro e no equilíbrio entre o que realmente precisavam e o que queriam ter. 

No Mercadinho,   estiveram disponíveis para a “compra” alimentos saudáveis que reforçou um dos temas trabalhados no projeto, que é o incentivo a uma boa alimentação. “Outro tema trabalhado, foram os valores de uma mercadoria, onde as crianças tiveram contato com o dinheiro e noção do cotidiano de suas famílias.”, como destaca a diretora da unidade, Lílian Aparecida Oliveira. 

“As crianças trouxeram de casa, notas de dinheiro sem valor, alguns alunos durante as compras pegaram os produtos de acordo com o valor que possuíam e outros compravam preocupados se o seu dinheiro tinha troco ou não. Outros queriam até mesmo uma negociação. Uma caixa de leite por R$5,00 após negociação, saiu no mercadinho por R$2,00. Depois de tudo organizado, houve a degustação dos produtos que eles adquiriram”, Lembra a diretora. 

Durante todo o projeto, que possibilitou um estudo sobre a Educação Financeira, por meio do desenvolvimento de atividades de consumo saudáveis e equilibradas, foram trabalhados a linguagem da Matemática e da Oralidade. 

“Através desse projeto conseguimos demonstrar aos nossos alunos que com organização financeira é possível realizar grandes coisas. O resultados já estão sendo alcançados; após a participação de todas as crianças, os pais relataram uma mudança no comportamento das mesmas, que agora já estão querendo fazer suas próprias economias”, afirma a diretora do CEMEI, Lílian Aparecida Oliveira.

Fotos: CEMEI Dona Ivone Silveira

Leia também:

Vem aí a 1ª Bienal do Livro ‘Viva Letra, Letra Viva’ de Montes Claros

SME realiza ‘II Encontro de Formação de Professores do Ensino Fundamental - Anos Finais’

Escola Sebastião Mendes promove momento de reflexão sobre a Paz

Arraiá do Canacy