Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 10 de Agosto de 2018 às 10:36. Visualizações: 952. Imprimir
CEMEI Dona Ivone Silveira realiza atividade com ‘Mercadinho’ no encerramento do Projeto 'Dinheiro, Dinheirinho, enchendo meu cofrinho'


Em culminância ao Projeto 'Dinheiro, Dinheirinho, enchendo meu cofrinho', o CEMEI Dona Ivone Silveira, do bairro Jardim São Luiz, organizou no dia 13 de julho, no próprio educandário, o ‘Mercadinho Ivone Silveira’. Na ocasião, foi montado um caixa que continha duas representantes do mercadinho, onde os professores incentivaram os alunos a escolherem os produtos pensando na utilidade do dinheiro e no equilíbrio entre o que realmente precisavam e o que queriam ter. 

No Mercadinho,   estiveram disponíveis para a “compra” alimentos saudáveis que reforçou um dos temas trabalhados no projeto, que é o incentivo a uma boa alimentação. “Outro tema trabalhado, foram os valores de uma mercadoria, onde as crianças tiveram contato com o dinheiro e noção do cotidiano de suas famílias.”, como destaca a diretora da unidade, Lílian Aparecida Oliveira. 

“As crianças trouxeram de casa, notas de dinheiro sem valor, alguns alunos durante as compras pegaram os produtos de acordo com o valor que possuíam e outros compravam preocupados se o seu dinheiro tinha troco ou não. Outros queriam até mesmo uma negociação. Uma caixa de leite por R$5,00 após negociação, saiu no mercadinho por R$2,00. Depois de tudo organizado, houve a degustação dos produtos que eles adquiriram”, Lembra a diretora. 

Durante todo o projeto, que possibilitou um estudo sobre a Educação Financeira, por meio do desenvolvimento de atividades de consumo saudáveis e equilibradas, foram trabalhados a linguagem da Matemática e da Oralidade. 

“Através desse projeto conseguimos demonstrar aos nossos alunos que com organização financeira é possível realizar grandes coisas. O resultados já estão sendo alcançados; após a participação de todas as crianças, os pais relataram uma mudança no comportamento das mesmas, que agora já estão querendo fazer suas próprias economias”, afirma a diretora do CEMEI, Lílian Aparecida Oliveira.

Fotos: CEMEI Dona Ivone Silveira

Leia também:

Vem aí a 1ª Bienal do Livro ‘Viva Letra, Letra Viva’ de Montes Claros

SME realiza ‘II Encontro de Formação de Professores do Ensino Fundamental - Anos Finais’

Escola Sebastião Mendes promove momento de reflexão sobre a Paz

Arraiá do Canacy