Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 29 de Novembro de 2019 às 13:11. Visualizações: 1.118. Imprimir
Cemei Maria da Conceição de Almeida Costa realiza “City Tour” pelos pontos turísticos da cidade

Em continuidade às atividades implementadas no projeto “Minha Cidade, meu Tesouro”, os alunos do Cemei Professora Maria da Conceição de Almeida Costa participaram no dia 08 de novembro do “City Tour”, um passeio por pontos turísticos de Montes Claros.

Com a participação dos professores, a unidade desenvolveu um roteiro de visitas que teve início na Igreja e Praça da Matriz. Na ocasião, os estudantes observaram os casarões ainda presentes no local, com suas características e arquitetura que já tinham sido estudadas pelas crianças que ainda fizeram a releitura da Igreja da Matriz.

No City Tour foram contemplados outros locais como o Aeroporto, as futuras instalações da Prefeitura de Montes Claros, o Pólo Universitário, Escola Normal, uma das escolas mais antiga da cidade; o Hospital da Santa Casa, e a Lagoa do Interlagos, onde os alunos lembraram da cor e do odor das águas observadas no Córrego do Cintra, localizado próximo ao Cemei. Na oportunidade, o aluno do 2º período da Professora Célia Aparecida, Lázaro Davi Guedes, diz ter ficado encantado com o tamanho da lagoa. O aluno ainda aproveitou para fazer uma importante consideração para a sua professora: “Tia, se não consertar essa lagoa ela vai secar! O mato está tomando conta!”. A professora Célia explicou que o nome daquela vegetação é “tábua e infelizmente essa vegetação está tomando conta da lagoa”.

Para as supervisoras do educandário, Katia Liliany Macedo e Rosânia de Cássia Figueiredo, o City Tour foi muito proveitoso. “Essa atividade vislumbrou aspectos importantes ainda não estudados e que foram observados pelas crianças e relatados no decorrer do percurso. Já combinamos com as professoras que de acordo com os questionamentos e dúvidas levantadas pelos alunos, vamos organizar essa informações e verificar a melhor forma de abordá-las nos próximos planejamentos.”, disseram. 

Segundo a diretora da unidade, Ivete Aparecida Brant, o objetivo do City Tour foi proporcionar às crianças um contato real com os locais e contextos já estudados. “Verificamos que a maioria das nossas crianças nunca estiveram nesses locais. Ficaram fascinados principalmente com o Parque Sagarana! O espaço, as árvores, brinquedos e estátuas de animais feitos com madeira.”, completa.

Texto: Cemei Profª. Maria da Conceição de Almeida Costa - Adaptação: Farley Henrique (Educamoc)
Fotos: Cemei Profª. Maria da Conceição de Almeida Costa

Leia também:
“Biblioteca, eu visito e valorizo!!”: Trilha da leitura visita biblioteca da Unimontes
SME realiza evento para preparar estudantes para transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental
Escola Sebastião Mendes realiza Chá Literário com tema Consciência Negra
Secretaria Municipal de Educação realiza cerimônia de premiação dos “Relatos de Boas Práticas”