Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 22 de Outubro de 2019 às 18:25. Visualizações: 2.280. Imprimir
Centro Capelo Gaivota desenvolve diferentes atividades voltadas para a inclusão

Parceiro da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Centro Pedagógico Capelo Gaivota tem desenvolvido diferentes atividades, neste segundo semestre, voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência. A entidade, que oferece atendimento clínico-pedagógico a crianças a partir de zero ano de idade (berçário, maternal e 1º e 2º períodos), adolescentes, jovens e adultos carentes e deficientes, iniciou os eventos do semestre no dia 22 de agosto com um projeto que teve como tema “Cultura Através do Folclore”. Na ocasião, foram realizadas atividades no decorrer da semana que deve como culminância apresentações culturais e degustação de comidas típicas. * Clique no link em azul e veja como foi

“O objetivo foi de estimular nossos alunos a descobrir as principais manifestações folclóricas da cidade de Montes Claros e também conhecerem aspectos da cultura regional, bem como elementos característicos do folclore brasileiro.”, explica a presidente / diretora da instituição, Maria da Conceição Mendonça Silva. 

Semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla 

Ainda em agosto a instituição realizou mais duas ações. Entre os dias 21 a 28 o Capelo Gaivota promoveu a Semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, onde foi utilizado o espaço do Parque Municipal Sagarana para divulgar o trabalho do Centro, no intuito de sensibilizar os frequentadores do parque quanto a importância desta Semana. Na ocasião o Capelo também contou com o apoio de acadêmicos do curso de Medicina da Funorte, por meio do Projeto Incluir, onde foram realizadas palestras para os pais, que teve como tema “Como agir em caso de emergência para ajudar seu filho”. 

Para fechar o mês o Centro Pedagógico realizou o “Festival de jogos: Paralimpíadas“ e o Dia do soldado, comemorado no dia 25 com uma visita ao Corpo de Bombeiros e com uma visita da equipe do Proerd ao Capelo. 

“O objetivo de comemorar esta data tão especial foi estimular nossos alunos a conhecer e vivenciar o local e, as atividades realizadas pelos soldados bombeiros e sua importância para a sociedade. Entendemos que é importante nossos alunos vivenciar experiências como o trabalho desenvolvido por esses profissionais que salvam vidas. Assim tornam cientes do quanto os soldados merecem respeito da sociedade.”, comenta a diretora Maria da Conceição. Clique nos links em azul e veja como foram os eventos

Setembro no Capelo

Em setembro, no dia 23, foi realizado o detonador do Anteprojeto “Minha Cidade, Meu Tesouro” elaborado pela SME, que busca sensibilizar os alunos da Educação Infantil para o reconhecimento do espaço onde vivem, percebendo-se como cidadãos transformadores e integrantes desse meio.

No dia 25 do mesmo mês, foi iniciado na instituição um projeto de “Revitalização da área verde da escola” com previsão de conclusão no dia 11 de dezembro deste ano. Realizado em parceria com a UFMG, sob a coordenação da engenheira agrônoma e professora adjunta de Floricultura e Paisagismo, Elka Fabiana Almeida, o projeto visa transformar em jardins possíveis áreas da escola. 

“Procuramos sensibilizar nossos alunos da importância e manutenção dessa revitalização, porque acreditamos que uma escola bonita e agradável exerce forte influência na vida desses alunos, além de ser um tema que pode gerar vários debates e abranger de forma global a educação e conservação ambiental, colabora também para serem cidadãos mais críticos e conscientes perante a sociedade em que vivem.”, destaca a diretora. 

Ainda em setembro, o Capelo Gaivota participou da 3ª edição da corrida em apoio a Polícia Federal no combate à corrupção, que resultou no 5º lugar do aluno Eduardo Augusto Nogueira. “A vitória do nosso aluno vem afirmar o quanto é importante a inclusão do deficiente na sociedade.”, afirma a direção do Capelo.  * Clique nos links em azul e veja como foram os eventos

Texto: Centro Pedagógico Capelo Gaivota - Adaptação: Farley Henrique (Educamoc)
Fotos: Centro Pedagógico Capelo Gaivota

Leia também:
SME e parceiros realizam primeiro "Plantão Educativo: Criança Saudável Dentro e Fora das Escolas”
Está chegando o período de solicitação de mudança de lotação!
1º Campeonato Intercolegial “Futsal Mais”

Escola João Valle Maurício realiza Gincana sobre o Setembro Amarelo