Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 06 de Fevereiro de 2019 às 10:25. Visualizações: 4.061. Imprimir
Coordenadora do Trilha da Leitura lança livro que aborda a importância da atenção e do carinho para com os filhos

Farley Henrique (Educamoc)

Autora de histórias para todas as idades, a professora e coordenadora do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação (SME), Éllen Santa Rosa, prepara o lançamento de mais um livro de sua autoria, “O Jacarezinho Mordedor”, que deverá ser lançando pela Editora Cora no mês de junho.  

O livro, que surgiu a partir da experiência da autora com crianças da Educação Infantil, já tem pré-lançamento marcado para este mês (fevereiro), para atender as escolas particulares que incluíram o livro em suas listas de livros para 2019.  

“Escrevi o livro no ano de 2005, quando era supervisora do CEMEI Mundo da Criança, no Maracanã. Quando as crianças mordiam, chamava a família e o carinho e a atenção que dávamos a criança ajudava-a a superar aquele momento. Lá eu tinha o momento de contação de histórias no pátio, toda sexta, junto com as professoras. Em 2015 apresentei a história para os supervisores da Educação Infantil do município, numa capacitação, com Elisângela Mesquita como coordenadora da educação infantil.”, lembra Éllen. 

Autora de mais de 50 livros e cerca de 35 peças teatrais para o Trilha da Leitura, Éllen teve um dos seus livros lançados no ano passado (2018) dentro da programação da primeira Bienal do Livro de Montes Claros, ‘Viva Letra, Letra Viva’, onde foi realizado o lançamento do livro “Na Trilha da Leitura” pela Editora Caminhos Iluminados, com ilustração de Anízio Rocha. 

"É uma grande honra desfrutar das histórias criadas pela escritora e professora das escolas municipais de Montes Claros, Ellen de Cássia Santa Rosa. Pois, o livro literário infantil, além de aguçar a criança à imaginação, fantasia e o prazer pela leitura, traz em si a herança e memórias culturais de uma comunidade.", destaca a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita. 

O Livro 

“O Jacarezinho Mordedor” retrata a superação da vontade de morder de um jacarezinho. Ele, que vivia em uma lagoa povoada de jacarés e outros bichos, vê seus amigos se distanciarem, porque não queriam levar mordidas. Se alguém se aproximasse dele, para brincar, pedir algo ou até mesmo para lhe dar alguma coisa, já recebia a mordida. Sozinho e triste, ele foi ajudado por sua mãe, que percebeu que seu filho precisava mesmo era de carinho, de atenção. 

De acordo com a autora, essa é uma história envolvente, que mostrará às famílias a importância da atenção e do carinho para com os filhos. “Percebi que as mordidas poderiam ser trabalhadas a partir da parceria com a família, pois muitas vezes, a criança quer apenas chamar a atenção para a falta de carinho em casa ou até mesmo na escola.”, completa.  

Ainda segundo Éllen, no convívio com os filhos e sobrinhos, ela pode confirmar a ideia de que um bom colo, uma gostosa cantiga de ninar, uma carinhosa conversa, uma história sobre o assunto, poderiam ajudar a criança a passar por aquele processo de "querer morder" com mais segurança e rapidez. 

“Pude perceber que a história também poderia ser utilizada na interpretação do comportamento de muitos adultos. Quantas vezes distribuímos "mordidas" às pessoas que nos cercam? Através de palavras, olhares, atitudes, ferimos as pessoas quando na verdade estamos querendo chamar a atenção para nós mesmos, sobre algo que estamos sentindo ou vivendo.”, destaca a autora. 

Fotos: Arquivo

Leia também:
“Ler no natal é muito legal!”: Trilha da Leitura começa a distribuição de livros
Recadastramento do Meio Passe Estudantil já pode ser feito na Praça de Esportes

Prefeitura realiza licitação do transporte escolar rural
Pregão para adquirir papel Braille para o Sistema Municipal de Ensino será no dia 5 de fevereiro