Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 26 de Março de 2019 às 14:10. Visualizações: 150. Imprimir
Coordenadoria de Educação Inclusiva promove reunião com diretores

A Coordenadoria de Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na última segunda-feira (25), no auditório da Unimontes, uma reunião com os diretores das unidades de escolares municipais para tratar sobre as diretrizes organizacionais de acompanhamento da Educação Inclusiva nas escolas do Sistema Municipal de Ensino. 

A reunião, que contou com a presença da secretária municipal interina de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, teve início com uma explanação da supervisora, psicóloga e servidora da SME, Antônia Aparecida da Silva, que abordou a educação inclusiva no contexto escolar e o papel dos diretores como parceiros políticos pedagógicos. Ainda, falou de sua experiência de vida enquanto pessoa com deficiência visual na inserção na comunidade escolar.  

Na sequência, a psicopedagoga e coordenadora da Educação Inclusiva, Meirielle Duarte Pereria, ressaltou a sistemática de acompanhamento e compromisso da Coordenadoria com os alunos e efetuou a apresentação das orientações básicas para o funcionamento das escolas, o atendimento educacional especializado às crianças encaminhadas para as salas de recurso multifuncionais. Ainda, abordou a importância do acolhimento das famílias de crianças com necessidades educativas especiais. 

"O evento contribuiu mais uma vez para ratificar a parceria de trabalho com os diretores e reforçar o quanto a Educação Inclusiva do Sistema Municipal de Ensino que está a cada dia buscando inovar para atender com qualidade aos alunos com necessidades educativas especiais.", avalia Meirielle.  

Ainda na reunião 

Ainda na reunião, o coordenador administrativo, psicólogo e servidor da SME, Rubens Lopes da Silva, discorreu sobre o compromisso ético na prática da Educação Inclusiva, ressaltando a importância de ações planejadas e investimento em conhecimento técnico para a obtenção de resultados. 

“Foi um momento essencial para a formação dos gestores das escolas municipais, uma vez que conhecimento acerca da inclusão é sempre bem-vindo. Precisamos conhecer mais para poder colocar mais em prática a questão da inclusão em nossas escolas.”, afirma o diretor da E. M. Caio Lafetá, Fabricio Alves Fonseca. 

Texto: Coordenadoria de Educação Inclusiva - Adaptação: Farley Henrique (Educamoc)
Fotos: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:
Designação 2019: SME convoca profissionais para a função de Supervisor Pedagógico da Educação nesta sexta
Designação 2019: SME amplia prazo de recurso para supervisor
Coordenadoria de Ensino Fundamental – Anos Iniciais realiza primeira reunião com os supervisores
Escola Alcides Carvalho realiza passeata para chamar a atenção sobre os perigos da Dengue