Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 15 de Abril de 2019 às 18:05. Visualizações: 1.898. Imprimir
Coordenadoria de Educação Inclusiva realiza formação continuada para profissionais de apoio

Com a presença de mais trezentos auxiliares de docência do Sistema Municipal de Ensino, a Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou no dia 13 de abril, no auditório do Colégio Berlaar Imaculada Conceição, uma formação continuada para os profissionais de apoio (auxiliares de docência de acompanhamento), que teve o intuito de abordar variados temas referentes à atuação do profissional e ainda oferecer orientações que colaborem diretamente com o exercício da função nas unidades de ensino.    

Na abertura da formação, a supervisora educacional, psicóloga e servidora da SME, Antônia Aparecida da Silva, ministrou uma palestra sobre o papel dos auxiliares de docência na construção da autonomia das crianças com deficiência. Ainda, ressaltou “que é preciso evidenciar os benefícios da inclusão para a pessoa com deficiência e uma maneira de demonstrar esse avanço é apresentar a comunidade escolar quantos alunos desenvolveram sua autonomia ao ponto de não mais necessitar desse apoio”.   

Em seguida, a especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Patrícia Santana, que atua como professora em Sala de Recursos Multifuncionais, apresentou sugestões práticas para atuação em diferentes situações no cuidado de vida diária no ambiente escolar. Com experiência na atuação tanto na regência como no AEE, Patrícia apontou diversas possibilidades de atuação para os auxiliares no contexto escolar, com foco nos aspectos de higiene, alimentação, comunicação e locomoção; e ainda, enfatizou a importância da rotina das crianças autistas com diferentes comprometimentos e possibilidades de soluções.  

“O evento proporcionou estreitar as relações de trabalho e evidenciar a atribuição e responsabilidade do auxiliar de docência para o acompanhamento das crianças público-alvo da educação inclusiva.”, explica a psicopedagoga e coordenadora da Educação Inclusiva da SME, Meirielle Duarte Pereira. 

Durante o evento, que também contou com as presenças da secretária municipal interina de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, e da diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita, a coordenadora Meirielle, abordou os aspectos de conduta dos profissionais, destacando o papel de cada profissional da escola no que se refere à inclusão, bem como a importância de cumprir a estrutura organizacional do educandário. Ainda, orientou os presentes quanto às atribuições e a importância do profissional no processo escolar.

Texto: Farley Henrique (Educamoc) e Coordenadoria de Educação Inclusiva da SME 
Fotos: Coordenadoria de Educação Inclusiva da SME 

Leia também:
Coordenadoria de Ensino Fundamental – Anos Iniciais realiza “Formação para professores alfabetizadores do 1º e 2º ano”
Designação 2019: SME convoca profissionais para a função de Supervisor Pedagógico da Educação nesta terça 16
Trilha da Leitura apresenta “Cadê o cerrado que tava aqui?” no Projeto Aquarela

Trilha da Leitura promove “Leitura no Parque” para os alunos da Educação Infantil