Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quin, 08 de Fevereiro de 2018 Imprimir
Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar da SME promove 1º treinamento focado em alimentação escolar para os diretores de escolas

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar (CNSA) da SME, realizou na manhã desta quinta-feira, 08 de fevereiro, no plenário antigo da Câmara de Montes Claros, o primeiro treinamento com foco na alimentação escolar para os diretores de todas as unidades de ensino do município e escolas conveniadas. 

Durante o encontro, dividido em parte teórica e parte prática, os diretores receberam orientações a respeito do cuidado com os alimentos, cardápio de merenda e preenchimento de formulários de controle de estoque e de alunos de forma correta.  

"Normalmente fazíamos reuniões teóricas, mas, ao longo dos anos, percebemos que os diretores tinham uma certa dificuldade com as recomendações da alimentação escolar, muitas vezes devido à falta de uma proximidade direta do CNSA com o diretor, pois sempre tivemos uma maior proximidade com as cantineiras. Daí a ideia desse treinamento, pois, como gestor da escola, o diretor precisa conhecer tudo que ocorre em relação a alimentação escolar na unidade", explica a coordenadora da CNSA e nutricionista responsável técnico do Município, Geralda Kelen Fonseca. 

Ainda no treinamento 

Ainda na manhã, ao final do treinamento, foi apresentado o diagnóstico do 'Projeto de avaliação do estado nutricional da criança', desenvolvido pela Coordenadoria nas unidades de ensino do município em 2017. Durante as atividades do projeto, foram observados aceitabilidade do cardápio da escola, peso e altura do aluno, e realizado um questionário. Os resultados foram apresentados por meio de relatórios e gráficos, onde é possível observar diferentes modalidades, como faixa etária. Ainda neste mês acontecerá também o treinamento para as cantineiras.   

Participante do treinamento, o diretor da E. M. Dona Vidinha Pires, Fernando Soares Andrade, avaliou como muito positiva a iniciativa da Coordenadoria. "É sempre muito importante planejar as questões da alimentação escolar para o ano letivo, até para que se possa oferecer aos alunos uma alimentação de qualidade nestes 200 dias que virão. O momento é muito importante para revermos nossas práticas e, a partir de então, oferecermos uma merenda de qualidade para os nossos alunos", destaca. 

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:

Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar promove ‘Projeto Educacional Nutricional’ em 12 unidades do município

Designação 2018: SME convoca nesta quinta profissionais para o cargo de Monitor de Informática

Ano letivo de 2018 no Sistema Municipal de Ensino teve início nesta segunda

SME abre Ano Letivo com 'Aula Inaugural' para professores, supervisores e diretores