Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 19 de Junho de 2019 às 17:17. Visualizações: 362. Imprimir
Culminância do projeto “Consumo saudável dentro e fora das escolas” na Escola Mestra Fininha

Farley Henrique (Educamoc)

A Escola Municipal Mestra Fininha realizou na manhã desta quarta-feira (19) a culminância do projeto “Consumo saudável dentro e fora das escolas”, que tem como tema: “Educação para o consumo e segurança alimentar e nutricional nas escolas municipais de Montes Claros”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e o Procon Municipal.

O projeto, que teve início no mês de março, faz parte do “Programa Procon Mirim 2019” e visa ampliar as condições de acesso aos alimentos por meio da produção, do processamento, da industrialização e comercialização de alimentos; ampliar as condições de acesso aos alimentos por meio da agricultura tradicional e familiar; preservar o meio ambiente e propiciar aos educadores e estudantes a formação de um caráter consciente sobre o consumo saudável dentro e fora da escola. 

Na solenidade desta manhã, que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, da coordenadora de projetos educacionais da SME, Antônia Deuslange Ribeiro, e do Vereador Oliveira Lêga, os alunos do educandário acompanharam uma palestra sobre alimentação adequada e saudável, ministrada pelas nutricionistas da SME, Liana Vidal e Mariane Monique Pinheiro; e assistiram a peça teatral “Consumo consciente faço parte dessa história”, apresentada pela equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura. Ainda, a estudante do 8º ano da Mestra Fininha, Evelyn Tainá, declamou a poesia “As Frutas”; e uma equipe de alunos da mesma turma apresentou um teatro sobre alimentação saudável. 

“É um projeto muito importante no sentido de conscientizar nossos alunos da importância da alimentação saudável, para que eles sejam os disseminadores nas famílias. Outro ponto importante é a valorização da nossa horta comunitária, no sentido de trabalhar a produção orgânica, que é uma fonte de renda para as famílias carentes da nossa comunidade. Esta culminância aqui hoje é uma forma de envolver os meninos, as professoras, e valorizar este projeto na direção não só da alimentação saudável, mas do consumo consciente, procurando estabelecimentos que não exploram o trabalho infantil, ficar atentos quanto a data de validade dos produtos... todas as questões que o Procon vem trabalhando há 10 anos.”, explica a diretora da Escola, Kátia Simone de Almeida. 

Além da Mestra Fininha, o projeto conta com a participação de alunos de 7 a 12 anos, das escolas municipais Alcides Carvalho, Bolivar de Andrade, Celestino Pereira Salgado, Dominguinhos Pereira, Dú Narciso, Geraldo Pereira de Souza, Jason Caetano I, Joaquim José de Azevedo, Profª. Eunice Carneiro, Profª. Maria de Lourdes Pinheiro, Profª. Neide de Melo Franco, Profª. Simone Soares, Ruy Lage, Sebastião Mendes e Dona Vidinha Pires. 

“Esta é uma parceria muito importante com o Ministério Público e o Procon. Esperamos sempre, em projetos como este, que todas as ações desenvolvidas se revertam em ganho de aprendizagem das crianças, incluindo no envolvimento de toda a comunidade escolar, algo que já está acontecendo. Esta culminância foi excelente! Mobilizou a todos da escola, com ótimas apresentações. Parabéns a toda a Mestra Fininha.”, comenta a secretária de Educação, Rejane Veloso.

Fotos: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:
Aula Inaugural do Programa Procon Mirim 2019
Em parceria com a FASI, Educação Inclusiva realiza momento focado na autoestima

Alunos do 2° período do CEMEI Padre Murta aprenderam sobre a preservação do cerrado em excursão ao...
CNSA promove treinamento para diretores com foco na atuação do diretor...