Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 05 de Setembro de 2018 Imprimir
Culminância do projeto “Cultura Afro Brasileira"

Farley Henrique (Educamoc)

Nos dias 31 de agosto e 01 e 03 de setembro, 19 escolas do Sistema Municipal de Ensino, contempladas no "Programa Educação pela Cultura", promovido pelo Instituto Alpargatas (IA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizaram eventos em culminância do projeto “Cultura Afro Brasileira", que visa valorizar a cultura Afro e suas contribuições na formação cultural do povo brasileiro.  

Durante os três dias as escolas municipais Afonso Salgado, Bolivar de Andrade, Celestino Pereira Salgado, Dominguinhos Pereira, Dona Vidinha Pires, Dr. Joaquim Costa, Franscisco Atayde, Jair de Oliveira, Jason Caetano, Laudelina Fonseca, Mestra Fininha, Nair Fonseca Brandão, Profª. Maria de Lourdes Pinheiro, Profª. Neide Melo Franco, Profª. Eunice Carneiro, Profª. Simone Soares, Sebastião Mendes, Sônia Quadros e Zizinha Ribeiro, realizaram mostras e exposições dos trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto em eventos que contaram a presença de familiares dos alunos.  *Clique no nome da escola e veja como foi o evento no local.

“Foi com imensa alegria que a gente desenvolveu esse projeto junto com o Instituto Alpargatas. Toda a equipe da Zizinha Ribeiro se engajou, todo o conteúdo foi contextualizado, desde o primeiro ao 9º ano. Todas as disciplinas se envolveram, trabalhando de uma maneira contextualizada, onde todos puderam ver dentro da sua disciplina a importância do negro no Brasil. Foi uma pesquisa bem ampla que incluiu história e mudanças, que temos a honra de apresentar nesta culminância. Só temos a agradecer pela oportunidade de trabalhar este projeto que contribui bastantes com a formação do cidadão”, afirma a diretora da E. M. Zizinha Ribeiro. Renata Zizinha.   

Projeto  

O projeto Cultura Afro Brasileira, que está em seu quarto ano, faz parte do Programa Educação pela Cultura do IA, que visa promover, em parceria com as Prefeituras, uma educação de qualidade por meio de conteúdos e vivências escolares. Ao longo do desenvolvimento do projeto, os alunos, acompanhados pelos professores, realizaram um estudo da história afro-brasileira, com foco nas tradições e contribuição na formação do povo brasileiro.   

“Este projeto realmente faz um resgate da cultura popular da formação do povo brasileiro; não deixando morrer as nossas raízes, tentando mostrar para essas crianças que a formação do povo brasileiro se deu a partir dessas culturas. É uma parceria muito rica com a SME que visa mostrar para essas crianças, de forma prática, toda essa riqueza que a cultura afrodescendente traz pra gente e que não pode ser perdida. A cada ano a gente se surpreende com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Estamos muito satisfeitos”, comenta a representante do IA e uma das coordenadoras do projeto na cidade, Helen Mariana Santos.   

De acordo com a coordenadora de projetos educacionais da SME, Antonia Deuslange Ribeiro, a qualidade das culminâncias dos projetos da cultura afro-brasileira nas escolas municipais participantes do Programa Educação pela Cultura evidenciaram a pesquisa, o envolvimento e o compromisso da comunidade escolar a respeito da matriz africana. "Foi perceptível nas apresentações artísticas, nas exposições, dentre outras atividades o sentimento de pertença, o empoderamento e a valorização da cultura.”, afirma.

Fotos: Farley Henrique (Educamoc), E. M. Profª. Maria de Lourdes Pinheiro, E. M. Sebastião Mendes e E. M. Laudelina Fonseca

* Atualizada no dia 18 de setembro às 10:32h

Leia também: 

Semana da Família na Ruy Lage

Cerimônia marca a abertura da Semana da Pátria em Montes Claros

Escola Caio Lafetá promove momento de conscientização sobre DST’s e gravidez na adolescência

Alunos do 3º ano da Escola Artur Fagundes apresenta teatro "Um tronco no meio do caminho"