Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 12 de Setembro de 2017 Imprimir
Culminância do projeto Cultura Afro Brasileira nas escolas do município

Nos dia 30 e 31 de agosto e 01 e 02 de setembro, todas as escolas do Sistema Municipal de Ensino, contempladas no "Programa Educação pela Cultura", promovido pelo Instituto Alpargatas (IA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizaram eventos em culminância do projeto “Cultura Afro Brasileira", que visa valorizar a cultura Afro e suas contribuições na formação cultural do povo brasileiro.

No dia 30, a Escola Municipal Mariana Santos, realizou uma cerimônia com apresentações de danças, concurso de Beleza Negra e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes em atividades do projeto.

Na Escola Municipal Jason Caetano II, o evento em culminância do Projeto aconteceu no dia primeiro de setembro e teve como tema “Nossa negritude: Nossos saberes e fazeres”. A cerimônia contou com apresentações artísticas e exposição de trabalhos. Clique aqui e veja as fotos do evento.

“É muito importante a participação e o envolvimento de toda a escola, como forma de fomentar a discussão, reflexão e o diálogo acerca das possibilidades da valorização étnico racial”, destaca a diretora da unidade, Leila Robéria Nunes. 

Projeto

O projeto Cultura Afro Brasileira faz parte do Programa Educação pela Cultura do IA, que visa promover, em parceria com as Prefeituras, uma educação de qualidade por meio de conteúdos e vivências escolares que incluem temas fora dos currículos escolares tradicionais. Além da Mariana Santos e Jason Caetano II, o projeto contemplou as escolas Dr. Crisantino Borém, João Valle Maurício, Dú Narciso, Profª Hilda Carvalho, Caio Lafetá, Rotary São Luiz, Dr. Alfredo Coutinho e Geraldo Pereira.

Com o tema “Negro Atitude” a culminância do projeto “Cultura Afro Brasileira" na Escola Municipal Dr. Alfredo Coutinho aconteceu no dia 02 de setembro. Além de apresentações artísticas e exposição de trabalhos, o evento, como em todos as outras escolas, também contou com a presença da coordenadora do Programa do Instituto Alpargatas, Helen Mariana Santos, do analista de conteúdos curriculares da SME, Luís Vieira e, da coordenadora de projetos educacionais da SME, Antônia Deuslange. Clique aqui e veja as fotos do evento.

De acordo com a diretora da unidade, Izamara de Souza Pereira, o projeto despertou nas crianças e comunidade escolar “o interesse pelo conhecimento da importância da cultura negra na nossa cultura, miscigenação dos povos e, a cultura negra em comunhão com nossas crenças e costumes".

Para a coordenadora do programa do IA, Helen Mariana Santos, a mensagem que fica pra todos os gestores, corpo docente, alunos e familiares que participaram do projeto, “é que a cultura afrodescendente não é uma coisa distante, é uma cultura que está presente no nosso dia a dia, nos nossos costumes, nas nossas comidas; são as nossas raízes que não podemos deixar morrer. Temos que mostrar para as próximas gerações a importância do povo negro na formação do povo brasileiro. Esse é o propósito do IA com o projeto”, explica. 

Fotos: E. M. Jason Caetano II e E. M. Dr. Alfredo Coutinho

Leia também:

Culminância do projeto Cultura Afro Brasileira na Escola Mariana Santos

“Nas Trilhas do Mundo Subterrâneo” na Escola Sônia Quadros e CEMEI O Nosso Lar

Pátria Amada: Alunos do Sistema Municipal de Ensino participam do Desfile Cívico-Militar do Dia da Independência do Brasil

Escola Profª. Simone Soares promove atividades com objetivo de resgatar as tradições e os valores sócio-culturais da região