Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 12 de Novembro de 2019 às 09:44. Visualizações: 393. Imprimir
Dia do Psicopedagogo é comemorado nesta terça

Hoje, 12 de novembro, é comemorado o “Dia do Psicopedagogo”. Instituído pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). A escolha da data se deu para relembrar a fundação da Associação de Psicopedagogos de São Paulo, primeira entidade a congregar estes profissionais no país e que depois, em 1980, transforma-se na Associação Brasileira de Psicopedagogia.

O psicopedagogo

O psicopedagogo é o profissional que investiga as causas das dificuldades ou defasagens de aprendizagem do aluno. Por meio de estudos de caso, avaliações processuais e interventivas, com a utilização de testes padronizados, psicométricos, recursos lúdicos, tarefas de rastreio, análise dos processos de ensino-aprendizagem, das vivências, habilidades do ser e saber, o psicopedagogo realiza encaminhamentos para atendimentos multiprofissionais e orientações aos pais, professores e gestores escolares.

A SME

A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME) conta com o trabalho das psicopedagogas Edvânia Gomes Caldeira, Edite de Jesus Pereira da Silva, Magdelene Soares de Freitas e Carla Patrícia Rodrigues de Moura, que neste ano atenderam aproximadamente 249 alunos em 39 instituições de ensino.

Os atendimentos psicopedagógicos são realizados nas próprias unidades de ensino, inicialmente, por meio de um levantamento da demanda. Após, as psicopedagogas atendem individualmente o aluno, realizam testes e entrevistas pertinentes a cada caso. Ao final, dialogam com a escola e família sobre os relatórios individuais com descrição do desempenho escolar do aluno, ressaltam as habilidades potencializadas e em desenvolvimento, bem como, encaminhamentos clínicos e pedagógicos necessários.

“O trabalho desenvolvido pelas psicopedagogas é muito importante para a escola, uma vez que fornece informações construtivas e úteis para os professores nortearem seu trabalho, pois buscam investigar o modo como a criança aprende, abrindo possibilidades para que as dificuldades sejam vencidas e consequentemente obtenham êxito na aprendizagem”, diz equipe pedagógica da E.M. Rotary São Luiz.

A equipe pedagógica do CEMEI Paulo Freire ressalta que “a atuação desse profissional contribui para a elaboração de estratégias de aprendizagem direcionadas à eliminação das dificuldades para melhor desempenho na aprendizagem dos alunos”.

A diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita Silva, afirma que “neste ano de 2019, o trabalho desenvolvido pelas psicopedagogas da SME pautou-se na intervenção psicopedagógica com enfoque no aluno, por meio de métodos, técnicas e instrumentos apropriados que tem por finalidade a pesquisa, a prevenção, a avaliação e a intervenção relacionados à aprendizagem do aluno. Essa iniciativa foi de grande valia, uma vez que possibilitou-nos intervir diretamente nas dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental”.

Texto: Elisângela Mesquita - Adaptação: Farley Henrique (Educamoc)
Fotos: Farley Henrique (Educamoc) e 
Edite de Jesus Pereira

Leia também:
Trilha da Leitura dá continuidade às apresentações do Plantão Educativo
IMPORTANTE: Manutenção da Rede Elétrica
Prêmio de Educação “Aluno Nota 10” 2019

Confira os critérios e procedimentos para o Cadastro de demanda de vagas para Educação Infantil de 2020