Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 13 de Dezembro de 2019 às 13:10. Visualizações: 1.389. Imprimir
Dia Nacional do Cego

No dia 13 de dezembro é celebrado em todo o país o Dia Nacional do Cego. Essa data foi instituída em julho de 1961 pelo presidente Jânio Quadros, por meio do decreto nº 51.045. Desse modo, a data tornou-se um marco na importante luta contra os preconceitos que rodeiam a pessoa com deficiência visual. Além disso, promove a conscientização da população contra o preconceito e discriminação, incentivando o espírito de solidariedade humana, bem como a valorização das potencialidades destas pessoas. 

A deficiência visual é caracterizada pela perda total ou parcial da visão, seja por consequências congênitas (como o nascimento) ou adquirida ao longo da vida. Uma das principais conquistas nos últimos anos foi a implantação de legislações que garantem métodos de ensino específicos para crianças e adultos com deficiência visual, através do sistema braille. 

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação Inclusiva, parabeniza, sobretudo, o brilhante trabalho da pedagoga e psicóloga, Antônia Aparecida da Silva, com orientação às equipes pedagógicas das unidades de ensino, professores, pais e alunos com deficiência visual, matriculados nas unidades de ensino.

Coordenadoria de de Educação Inclusiva

Leia também:
Escola Geraldo Pereira realiza lançamento de livro e sessão de autógrafos com autores no próximo sábado
Trilha da Leitura participa de Aula da Saudade no Cemei Major Prates
Escola Francisco Athayde realiza Chá Literário e encerramento do projeto Consciência Negra
Alunos da Escola Mário Tourinho participam de manhã de lazer em clube da cidade