Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quin, 27 de Setembro de 2018 às 10:23. Visualizações: 1.402. Imprimir
Dia Nacional do Surdo

A Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro realizou nessa quarta-feira, 26 de setembro, uma homenagem aos alunos surdos pelo “Dia Nacional do Surdo”, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Durante o momento a unidade abordou a importância da língua de sinais para comunicação na escola com os demais alunos. 

O Dia Nacional do Surdo é celebrado em 26 de setembro pelo fato de ser a data de inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdo (INES) em 1857, no Rio de Janeiro, que foi a primeira escola para surdos do Brasil. 

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação Inclusiva, atende em média 30 alunos da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. Atualmente a SME conta com 17 intérpretes para auxiliar os alunos do Ensino Fundamental. As Salas de Recurso Multifuncionais atendem no contra turno e o município conta com 2 instrutores de libras para atendimento aos profissionais da escola. 

“É importante reconhecer a inclusão do surdo na educação do município. A interação entre surdos e ouvintes, demonstra o quanto é possível fazer uma inclusão”, destaca a coordenadora de Educação Inclusiva da SME e psicopedagoga, Meirielle Duarte Pereira. 

Fotos: Coordenadoria de Educação Inclusiva da SME

Leia também:

SME e Colégio Marista realizam palestra sobre “As conquistas da pessoa com deficiência no século XXI”

CEMEI Major Prates realiza “Piquenique das famílias”

Alunos da Escola Maria de Lourdes Pinheiro trabalham o empoderamento feminino...

Escola Celestino Pereira realiza passeata “Trilha da Paz”