Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quin, 04 de Abril de 2019 às 11:11. Visualizações: 2.954. Imprimir
Educação Inclusiva no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Na abertura da Semana do Autismo o CEMEI Prof. Hamilton Lopes realizou na manhã de terça-feira, 02 de abril, um momento de conscientização com o tema “Nem todo ser humano é um autista, mas todo autista é um ser humano”. 

O evento contou com a participação da Coordenadoria de Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio de palestra com a psicopedagoga, Edite de Jesus Pereira, que abordou a atuação da Educação Inclusiva nas escolas com matrículas de alunos autistas, além de reflexão das relações humanas que se estabelecem com os autistas a partir de uma releitura da obra de Antonie de Saint – Exupéry, “O Pequeno Príncipe”, com foco no entendimento à pessoa humana para melhor inclusão.  

Na ocasião a psicopedagoga e coordenadora da Educação Inclusiva, Meirielle Duarte Pereria, deixou uma mensagem de motivação e incentivo aos educadores para que cada vez mais avançam no processo de conscientização e acolhida ao público da educação inclusiva. Clique aqui e veja as fotos do evento.

Ainda na terça 

Ainda na terça, aconteceu no auditório do prédio 5 da Unimontes o “Encontro de pais das crianças autistas das escolas municipais”, uma mesa redonda que contou com a participação da equipe do Serviço de Reabilitação em Deficiência Intelectual e Autismo (SERDI/APAE). 

Durante o encontro, a coordenadora da Educação Inclusiva, Meirielle Duarte, falou da importância da sensibilização quanto aos temas abordados no encontro, e o psicólogo, Ernane Gonçalves Maciel, explanou sobre a atuação do psicólogo com autistas. Os presentes ainda puderam acompanhar a fala da terapeuta ocupacional, Franciele de Sousa, sobre as ações da terapia ocupacional no SERDI/APAE e assistirem uma apresentação do SERDI/APAE, realizada pela sua coordenadora, Rita de Cássia Pereira. Ainda na ocasião, a fonoaudióloga, Pâmela Botelho, abordou o tema “Autismo, um olhar sobre a construção da linguagem”.  

“Achei muito interessante! Uma ideia muito boa, uma iniciativa maravilhosa, que não deveria acontecer apenas no dia da conscientização, mas poderíamos ter sempre eventos como este. Eu, como mãe, vim procurando conhecimento e encontrei aqui. Aprendi muito. Muito bom.”, avalia uma das mães presente, Teresa Faria Campos. 

A mesa redonda ainda contou com a participação dos acadêmicos e professores de Pedagogia, com a participação do Núcleo de Sociedade Inclusiva da Unimontes e a Assessoria de Projetos Especiais, representada pela professora Ester Liberato Pereira. Clique aqui e veja as fotos do evento.

“O evento foi de suma importância e contribuiu para estreitar as relações da sociedade e principalmente dos pais de alunos autistas do município, no intuito de orientá-los sobre quais serviços são ofertados pela educação e saúde.”, afirma Meirielle. 

Texto: Coordenadoria de Educação Inclusiva da SME - Farley Henrique (Educamoc)
Fotos: Coordenadoria de Educação Inclusiva da SME 

Leia também:
Trilha da Leitura participa das comemorações do “Dia Internacional do Livro Infantil” no CEMEI Aninha Ribeiro

Comunicado
Educação Inclusiva promove palestra sobre Bulliyng na Escola Dú Narciso
Trilha da Leitura realiza “Circuito Literário de Aprendizado” para supervisores do município