Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 18 de Junho de 2019 às 11:42. Visualizações: 1.294. Imprimir
Em parceria com a Cemig, Trilha da Leitura realiza “Semana do meio ambiente”

Farley Henrique (Educamoc)

A equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, em parceria com Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), realizou de 04 a 07 de junho, a “Semana do meio ambiente” no Parque Municipal Milton Prates. A atividade, que teve como objetivo incentivar o consumo consciente de energia e de todos os recursos naturais, contou com a presença de alunos do Ensino Fundamental de 9 educandários do Sistema Municipal de Ensino. 

Durante os quatro dias, os alunos da escolas Vidinha Pires, Dr. Crisantino Borém, Alcides Carvalho, Dú Narciso, Jason Caetano I, Bolivar de Andrade, Dr. Mário Tourinho, Joaquim José de Azevedo e Profª. Neide Melo Franco, puderam acompanhar o espetáculo teatral “Consumo consciente faço parte dessa história” que trouxe como novidade, além do foco na energia e no meio ambiente, a presença de um novo personagem, o Super Energia.

Na trama, Lalinha é surpreendida pelo herói enquanto brincava de soltar pipa no Parque. Super Energia veio parabenizá-la por ter aprendido que só deve brincar em locais seguros, longe dos postes e fiações elétricas. Além disso, ele mostra todos os aparelhos e como fazer para economizar energia ao utilizá-los. Ao final, Super Energia a presenteia com uma revista da Cemig, que mostra como cuidar da energia e do meio ambiente. Após o inesperado encontro, Lalinha faz a viagem pelo mundo da literatura no intuito de se libertar do consumismo e preservar o meio ambiente.

“A parceria com a Cemig nos possibilitou abordar a economia de energia como mais uma forma de proteção ao meio ambiente. E o teatro aborda o assunto de forma suave e convidativa, ensinando a todos a cuidar do meio em que vivemos. Foram quatros dias de muita aprendizagem e verdadeiras viagens de leitura.”, destaca a professora e coordenadora do Trilha da Leitura, Éllen Santa Rosa.

De acordo com a agente de comercialização da Cemig, Maria de Lourdes L. da Fonseca Fabre, a parceria com a Secretaria de Educação veio ao encontro da proposta de orientar, formar, despertar a consciência das pessoas.

“Através do teatro, uma forma de ensinar e comunicar com clareza e diversão foi possível atingir o público infantil de uma forma bastante abrangente. As crianças aprendem rapidamente a mensagem, têm a capacidade de transmitir o que aprendem aos demais, além de cobrarem dos adultos um comportamento coerente com o que ensinam.  O Trilha da Leitura está no caminho certo com esse brilhante trabalho educativo, com uma diversidade de temas e formas de abordar que encanta adultos e crianças. Para a Cemig foi um ganho fantástico poder ter contado com a arte, com o talento destas artistas tão dedicadas e apaixonadas pelo que fazem, produzindo um resultado palpável, em termos de aprendizagem. A Cemig só tem a agradecer por esta parceria.”, afirma Maria de Lourdes.

Fotos: Trilha da Leitura

Leia também:
"Arraiá do Paulão" no CEMEI Paulo Freire
Escola Maria de Lourdes Pinheiro promove eventos com foco na saúde
Cancelada Designações desta segunda
CEMEI Padre Murta realiza festa “Encantos do Cerrado”