Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 12 de Março de 2019 às 11:25. Visualizações: 1.352. Imprimir
Equipe do Trilha da Leitura participa de oficina para aperfeiçoar práticas teatrais e de contação de histórias

A equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura participou, no dia 8 de fevereiro, de uma oficina de teatro ministrada pela analista de artes da Secretaria Municipal de Educação, Vívian Orneles de Freitas, na ONG Caminhos da Solidariedade, que teve como objetivo aperfeiçoar as práticas teatrais e de contação de histórias desenvolvidas pelo projeto. 

Na ocasião, a oficina promoveu, por meio de exercícios e jogos teatrais, o trabalho com a imaginação, a relação consigo e com o próximo, a linguagem corporal, objetivando aos integrantes do Trilha tomarem consciência do poder da expressão através da palavra e do corpo, enxergando dentro de si os artifícios para que as relações tanto social quanto profissional sejam cada vez mais dinâmicas e abertas. 

“Foi uma manhã muito agradável, que nos possibilitou ampliar as descobertas da matéria-prima dentro de nós mesmos, dando-nos ferramentas para arrancar as máscaras” que nos escondem, e a partir daí, intensificar o processo de autoconhecimento, estabelecendo melhores relações com o mundo em que vivemos.”, destaca a professora e integrante do Trilha da Leitura, Sayonara Nascimento.  

A oficina ainda oportunizou o trabalho com a desinibição, estímulo da autoconfiança, flexibilidade de raciocínio, alcance do autoconhecimento, expressão corpórea e facial, estímulo da união, colaboração e criatividade, e momentos de lazer. Também promoveu o desenvolvimento pessoal; incentivou mudanças positivas de proatividade e comportamentais, a melhora da motivação individual e em grupo, e o desenvolvimento de líderes mais criativos; além de disseminar a arte e cultura. 

“Parabenizamos a Vívian pela parceria com a nossa equipe! Sem dúvida, esta será a primeira de muitas oficinas que desenvolveremos juntas ao longo do ano. A leitura engrandece a alma, limpa a mente, nos faz viajar por lugares inimagináveis, proporciona bem-estar e leveza! Ainda mais através do teatro, quando nos revestimos do que temos de melhor para dar ao outro. Estes momentos de aprendizagem são fundamentais ao grupo.”, afirma a professora e coordenadora do Trilha da Leitura, Éllen Santa Rosa. 

Fotos: Trilha da Leitura

Leia também:
Trilha da Leitura seleciona livros e textos que abordam os primeiros dias de aula
Volta às aulas no Sistema Municipal de Ensino
Coordenadora do Trilha da Leitura lança livro que aborda a importância da atenção e do carinho para com os filhos
SME realiza reunião com diretores das unidades de ensino