Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 03 de Setembro de 2018 Imprimir
Escola Caio Lafetá promove momento de conscientização sobre DST’s e gravidez na adolescência

Farley Henrique (Educamoc)

Com objetivo de conscientizar os alunos quanto as doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, autocuidado e higiene pessoal, a Escola Municipal Caio Lafetá, do Distrito de Ermidinha, recebeu na quarta-feira, 29 de agosto, os agentes do Programa Saúde na Escola (PSE), José Geraldo Rocha e Rosangela Ferreira, que na oportunidade realizaram um momento de conversa e uma palestra para os alunos do 6º ao 9º ano.  

“A gente definiu trabalhar esse tema por ser uma questão de saúde pública. O diretor levantou essa demanda, a questão da iniciação sexual precoce, que hoje é uma realidade nossa; então a gente trabalha esses temas no intuito de evitar a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis, com ênfase no autocuidado e higiene pessoal, que a gente sabe que na adolescência acontece as transformações hormonais que exigem ainda mais cuidado.” explica o cirurgião-dentista da Estratégia Saúde na Família e agente do PSE 

Ainda na ocasião, os agentes orientaram os alunos quanto aos serviços oferecidos pelo SUS e legislação. Segundo eles, o retorno “foi muito positivo e surpreendente”. “Os alunos participaram efetivamente, com muita seriedade, fazendo perguntas e prestando muita atenção”, destaca José Geraldo. 

Para o diretor da unidade, Fabrício Alves Fonseca, a atividade busca enriquecer o conhecimento dos alunos do educandário. “Ela vem como atividade extraescolar, porém dentro do ambiente escolar através do PSE, que vem somar desde a conscientização dos pais acerca do trabalho desenvolvido, onde eles autorizam por escrito a participação dos filhos, pois trata de assuntos polêmicos relacionados a sexualidade, que vão desde a questão da higiene corporal até as doenças sexualmente transmissíveis. Assim, visa cuidar da aprendizagem dos alunos, para que eles se tornem cada vez mais autônomos nesse sentido, tenham mais consciência e automaticamente prevenir gravidez adolescência.”, afirma.  

Fotos: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:

Alunos do 3º ano da Escola Artur Fagundes apresenta teatro "Um tronco no meio do caminho"

Centro Capelo Gaivota celebra “Dia do Estudante” com passeio ao Parque Sagarana

CEMEI Paulo Freire homenageia supervisoras da unidade

Folclore e Cultura popular foram temas abordados em atividades no CEMEI Solar de Jesus...