Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 01 de Junho de 2020 às 15:10. Visualizações: 16.510. Imprimir
Escola Egídio Cordeiro desenvolve “Projeto Leitura Virtual”

Com a suspensão das aulas como prevenção à Pandemia ocasionada pelo Covid-19 (Coronavírus), no mês de março, todos os professores tiveram que inovar em suas práticas pedagógicas a fim de que as crianças não percam a rotina de estudo neste período de isolamento social. Na Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino a professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Lilian Gomes da Silva, inovou com o “Projeto Leitura Virtual”, que visa estimular nos alunos o gosto pela leitura e o uso de recursos tecnológicos para fazerem seus recontos de maneira prazerosa e não obrigatória. 

“Neste tempo de Pandemia tudo passou a ser online ou virtual. Assim, fez-se necessário um projeto de leitura que fosse realizado à distância. Foi preciso pensar em um recurso capaz de unir escola e família, para trabalhar em parceria, fazendo acontecer o letramento, sem perde de vista a formação do leitor apaixonado.”, explica a professora.  

O projeto foi desenvolvido entre os dias 27 de abril e 15 de maio, onde foram avaliados critérios como: oralidade na hora de apresentar a história que leu; envolvimento do grupo de whatssap ao assistir à apresentação virtual dos vídeos dos colegas; ampliação da utilização dos recursos tecnológicos.  Confra abaixo alguns vídeos dos alunos.

“Em momentos tão difíceis como esse a escola precisa se reinventar. Foi aí que pensei como poderia garantir aos alunos oportunidade de terem contato prazeroso com o mundo da leitura. Assim nasceu o "Projeto Leitura Virtual", em que os alunos receberam um livro e puderam fazer seu reconto virtualmente. E a ideia foi sucesso! Todo dia uma nova história que envolveu toda família em um mundo de imaginação, encantamento e fantasia. E o resultado foi maravilhoso! Todos queriam ver o reconto do coleguinha pelo Whatsapp. Os papais arrasaram com o apoio a esse novo desafio!”, destaca a professora Lilian.  

Texto: Farley Henrique e E. M. Egídio Cordeiro Aquino
Fotos: E. M. Egídio Cordeiro Aquino

Leia também:
Inaugurado Cemei do bairro Jardim Primavera
Secretaria Municipal de Educação efetiva processo de escolha de novos membros do Conselho...
Cestas básicas começam a ser distribuídas para famílias de alunos das escolas municipais
Prefeitura prorroga isolamento social e antecipa férias escolares