Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quin, 30 de Novembro de 2017 Imprimir
Escola João Valle Maurício lança jornal ‘JMV em Foco’ durante Mostra Cultural na unidade

Farley Henrique (Educamoc)

A Escola Municipal João Valle Maurício realizou no dia 24 de novembro, durante a Mostra Cultural da unidade, o lançamento da 3ª edição do jornal ‘JMV em Foco: Um jornal a serviço da educação’.

Idealizado pela professora Daniele Maciel Lopes, e pela analista de conteúdo curricular da escola, Sheila Revert, o jornal, que teve uma tiragem de 500 exemplares, é composto por textos diversos, com assuntos atuais, notícias de ações da escola, eventos, artigos de opinião, trabalhos dos alunos, professores e outros funcionários da escola.

No evento de lançamento do ‘JMV em Foco’, a escola recebeu o jornalista Samuel Nunes, que ministrou uma palestra sobre a importância de um jornal. Entre os temas abordados, o jornalista falou da sua trajetória de vida, aconselhou os alunos a estudar bastante, e destacou a leitura como ferramenta fundamental para obter sucesso na vida.

“Assim, o sonho se tornou realidade! Conseguimos publicar o nosso jornal com uma tiragem de 500 exemplares. O jornal é visualmente atrativo, de material de boa qualidade e muito bem diagramado. Toda a comunidade escolar recebeu seu exemplar e pôde desfrutar do reconhecimento merecido de um projeto tão bem sucedido! Temos a certeza de que esta edição será a primeira de muitas e que motivará nossos alunos a percorrerem com sucesso o caminho da leitura e da escrita”, afirma a idealizadora do projeto e professora, Daniele Maciel Lopes.

Breve história

Em 2017, as idealizadoras estabeleceram junto como a escola, trabalhar coletivamente para concretizar esse sonho. “Como a escola não dispunha de verba financeira para custear os gastos de um jornal, buscamos parceria com os comerciantes do entorno da escola em troca da propaganda de seus estabelecimentos comerciais. Por meio desses patrocínios conseguimos a metade da quantidade necessária, a outra metade foi angariada por meio das contribuições voluntárias dos professores e funcionários da escola”, lembra Daniele.

De acordo com analista de conteúdo curricular da escola, Sheila Revert, o ‘JVM em Foco’ vai dar visibilidade para os trabalhos produzidos pelos alunos e professores na escola. “Nossos alunos e professores produzem trabalhos maravilhosos nas escolas e isso, muitas vezes, fica apenas ‘dentro dos muros’. O registro dessas atividades é importantíssimo e o ‘JVM em Foco’ é a prova viva desse material. Vale ressaltar que a ideia nasceu timidamente através do jornal-mural em 2015. O mais bonito desse dia foi acompanhar a emoção da Profª Daniele Maciel – idealizadora do Jornal – e ver cada aluno recebendo, lendo e conferindo as matérias escritas por eles mesmos”, comenta Sheila. 

Fotos: Farley Henrique (Educamoc) e Escola Municipal João Valle Maurício

Leia também:

CEMEI Raimundo Neto encerra atividades do projeto sobre “Consciência Negra” com apresentação da história “Menino de Todas as Cores”

Educação Inclusiva da SME promove Mesa Redonda...

Servir

SME realiza Mostra de Ciências e Tecnologia