Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 31 de Julho de 2020 às 14:32. Visualizações: 1.120. Imprimir
Escola João Valle Maurício incorpora tecnologias para manter atividades em dia

Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia ocasionada pela COVID-19, as unidades escolares tiveram que reinventar o seu processo de ensino-aprendizagem. Novas tecnologias foram incorporadas à educação deixando a prática mais dinâmica e significativa. Assim, em meio ao isolamento social como forma de prevenção e contenção ao novo Coronavírus, a Escola Municipal João Valle Maurício não tem medido esforços para que o aluno dê continuidade aos seus estudos mesmo em casa. A unidade disponibiliza apostilas mensais com conteúdo e atividades que abordam todas as disciplinas.  

Além do material que pode ser impresso, quando necessário, e disponibilizado em um grupo montado no aplicativo de conversa Whatsapp, outra ferramenta pedagógica utilizada é o Facebook, com turmas divididos por ano de escolaridade e sob a moderação de professores administradores. Esses grupos têm a função de divulgar à comunidade escolar as apostilas, os conteúdos, os vídeos e as aulas. Ainda, propiciar atendimento individualizado aos alunos pelos professores, sempre em horários estabelecidos pela equipe gestora. 

“Nos grupos, a interação alunos/professores não para, há contato diário entre eles, o que tem contribuído para diminuir o distanciamento, facilitar a aprendizagem, estreitar vínculos, promover novos saberes e motivá-los a esperar por dias melhores.”, destaca a professora de Português da unidade, Daniele Maciel.  

Quem também está satisfeita com a iniciativa e a aluna do 9 º ano Gardênia, Sara Geisiele Gonçalves. “Gostei bastante do grupo do Facebook da escola, pois isso além de ser inovador, facilita bastante a vida dos alunos e professores. Com o grupo posso tirar as minhas dúvidas diretamente com os professores. E, desse modo, eles ficam a par do rendimento dos alunos.”, comenta. Confira no vídeo abaixo outros depoimentos de professores, aluna e da supervisora da escola.  

Texto: Farley Henrique e Daniele Maciel
Colaboração: Sheila Revert
Fotos: 
E. M. João Valle Maurício

Leia também:
Toda sexta tem Live do Trilha da Leitura no Instagram
Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e Instituto Alpargatas renovam...
Arraiá Virtuá na E. M. Profª. Neide Melo Franco
“Eu, você e o mundo: todos conectados!” é a nova temática da Educação Infantil Municipal