Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 12 de Novembro de 2018 Imprimir
Escolas municipais realizam eventos em culminância ao “Projeto Índiodescendente”

Farley Henrique (Educamoc)

Desde a última quinta-feira (08) as 31 escolas municipais participantes do “Programa Educação pela Cultura", promovido pelo Instituto Alpargatas (IA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizam solenidades em culminância ao “Projeto Índiodescendente”, que visa valorizar a cultura índiodescendente e suas contribuições na formação cultural do povo brasileiro.  

As culminâncias, que vão até o dia 14 de novembro, com apresentações musicais, de danças, teatros, brincadeiras, conto de lendas e pesquisas que tem como tema o Índio e sua cultura, acontecem em 16 unidades urbanas e 15 rurais. * Confira aqui todas as escolas

“Aprofundar no conhecimento das nossas raízes foi muito proveitoso e prazeroso. Pensamos que conhecemos os hábitos e costumes indígenas, mas no desenvolvimento deste projeto percebemos o quanto precisamos aproximar desta cultura tão rica e cheia de significados com quem devemos aprender muito.”, destaca a diretora da E. M. Celestino Pereira Salgado, Geralda Oliveira Silva. *Veja aqui como foi o evento na Celestino Pereira.

Para o diretor da E. M. Profª. Neide Melo Franco, Antônio Maia Souto, esta foi mais uma “importante oportunidade de aprendizado onde todos puderam conhecer a história do Índio no Brasil”. “É muito importante trabalhar este tema, a cultura indígena, para o crescimento do aluno. Um trabalho muito bem desenvolvido e com a participação de todos da nossa escola. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos por tudo que foi desenvolvido aqui, dentro deste projeto.”, comenta o diretor. *Veja aqui como foi o evento na Neide Melo Franco.

Educação pela Cultura 

O Programa Educação pela Cultura, que visa promover, em parceria com as Prefeituras, uma educação de qualidade por meio de conteúdos e vivências escolares, é trabalhado desde o primeiro semestre, onde teve como tema a Cultura Afrodescendente.  

“Esse programa é uma valorização da cultura popular brasileira, é um resgate da formação do povo brasileiro, através das nossas matrizes africanas e indígenas.  Esse momento de culminância vem pra fazer o fechamento do desenvolvimento desse projeto, para que eles tenham o entendimento do que foi essa vivência da cultura índiodescendente.”, explica a representante do IA e uma das coordenadoras do projeto na cidade, Helen Mariana Santos.     

Ainda segundo a coordenadora, as apresentações têm mostrado que objetivo do projeto foi atingido. “As escolas têm apresentados projetos incríveis. Podemos perceber que eles entenderam a mensagem; porque a nossa ideia é tirar o índio do livro e fazê-lo ganhar vida, com suas tradições, culinária, danças, em tudo que o índio representa pra gente.”, completa Helen.  

* Confira aqui como foi o evento na E. M. Sebastião Mendes.
* Confira aqui como foi o evento nas escolas do campo.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc), E. M. Celestino Pereira Salgado, E. M. Sebastião Mendes e Escolas do Campo de Pequeno Porte da SME

Leia também:
Coordenadoria de Educação Inclusiva realiza IV Roda de Conversa
Escola Dú Narciso foi uma das homenageadas no “Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas”
Escolas Dú Narciso e Alfredo Soares estão entre as selecionados para receber os recursos do FAMMA
Escola Municipal Jason Caetano ll recebe evento de empreendedorismo