Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quin, 19 de Março de 2020 às 12:44. Visualizações: 1.924. Imprimir
Escritora Éllen Santa Rosa é homenageada em projeto de leitura da Escola Sônia Quadros

A professora, escritora e coordenadora do Programa de Leitura Municipal Trilha da Leitura da Leitura, Éllen Santa Rosa, é uma das homenageadas do projeto “Leitura vai, escrita vem: Memórias! - Sacola Mágica” da Escola Municipal Sônia Quadros. Na ação, que será desenvolvida neste ano, cada turma da unidade recebeu o nome de um autor, que foi homenageado com uma apresentação artística e terá suas obras estudadas pelos alunos. Éllen é a homenageada da turma do 1º ano da professora Maria Aparecida Pires.

De acordo com a diretora da escola, Arlete Ferreira Lopes, além de aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens literárias, artísticas e históricas, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, possibilitando a construção de suas relações diante do mundo e desenvolvendo o gosto pela leitura. Ainda possibilita a interação da família na escola como um todo, onde os pais têm o papel de acompanhar o reconto juntamente com o seu filho. 

“É uma homenagem emocionante e só aumenta a nossa responsabilidade. Saber que somos referência para um público tão especial nos motiva a querer escrever mais e melhor, a cada dia. Essa ação de colocar o nome de um autor na turma, ao invés de colocar letra, cor… evidencia o cuidado das unidades de ensino com a literatura. Estudar esse autor, ler suas obras… são ações que temos que copiar, divulgar, compartilhar.”, afirma Éllen. 

Em visita

A homenageada esteve na unidade no dia 14 de março com a Trilha da Leitura. Na ocasião, a equipe do Programa de Leitura Municipal, participou do lançamento do projeto no educandário, com uma apresentação do teatro “Cadê o cerrado que tava aqui?”; uma adaptação para o tema Memórias da Natureza, que é focado no que pode se tornar a memória da natureza, se não preservarmos. Ainda no momento a escritora doou alguns livros de sua autoria para a escola e anunciou que em breve irá retornar à unidade para uma sessão de autógrafos e bate-papo sobre a obra. O teatro será apresentado em todas as unidades de Ensino Fundamental 1, para incentivar as escolas a escolherem um subtema (família, natureza, coração, brinquedos e brincadeiras), dentro do tema memórias.

“Adoro o trabalho do Trilha da Leitura. Fico encantada com a criatividade e a desenvoltura das professoras ao vivenciar os personagens. A coordenação da professora e escritora Éllen prima pela organização e bom andamento do projeto.”, comenta a supervisora Ana Verena Dias. 

Sobre o projeto, as professoras do 1º ano, Cibele de Souza Cerqueira e Clarice Cordeiro, comentaram que já o Ama e que o mesmo “incentiva os alunos a lerem mais e mais livros”. Ainda disseram que “eles (alunos) “já querem escutar a história dos livros da Éllen, como a história do Jacarezinho Mordedor”.

Confira abaixo mais uma dica do Trilha da Leitura na prevenção contra o Corona Vírus:

Texto: Farley Henrique (Educamoc) e Trilha da Leitura
Fotos: 
Trilha da Leitura

Leia também:
Trilha da Leitura compartilha as boas práticas de leitura das unidades de ensino
SME divulga Resultado Final do processo seletivo para os cargos de Analista de Educ...
“Sons Aqui e Acolá: o som em todo lugar!” é a temática da Educação Infantil Municipal...
SME realiza treinamento sobre novo Sistema de Gestão Escolar para diretores e supe...