Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 24 de Julho de 2020 às 21:04. Visualizações: 2.739. Imprimir
“Eu, você e o mundo: todos conectados!” é a nova temática da Educação Infantil Municipal

Farley Henrique

“Eu, você e o mundo: todos conectados!” é a nova temática a ser explorada pela Educação Infantil Municipal (Berçário ao 2º Período) até o final de setembro deste ano. O Anteprojeto, que visa propiciar à criança a conexão entre a família, a escola e o mundo, por meio da utilização dos meios de comunicação social, no contexto da pandemia ocasionada pela Covid 19, foi apresentado na última terça-feira (21) durante uma Live com os diretores, supervisores e professores de unidades escolares com Educação Infantil. 

Durante o lançamento do Anteprojeto, que contou com a participação da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, e da diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita, a coordenadora da Coordenadoria de Educação Infantil, Jane Aparecida Lopes, apresentou todo o material de apoio da nova temática, com as propostas, objetivos, eixos de trabalho, cronograma e sugestões de atividades. A atividade desencadeadora do Anteprojeto, propõe que os alunos assistam ao vídeo “As Famílias do Mundinho 4” e que as famílias escolham um momento para isso, de modo que instiguem seus filhos aos questionamentos.  

“Esperamos com esta nova proposta de trabalho, poder contar com a parceria e apoio das famílias nesta nova empreitada!”, destaca a coordenadora Jane. Para a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita, “esta é uma ótima oportunidade para os pais relatarem aos filhos, o seu tempo de infância, suas recordações e, ao mesmo tempo vivenciarem este momento da criança, em família”. “Além disso, promover uma relação entre a família e escola - não somente por meios virtuais - mas, sobretudo, conectados numa só direção, o cuidar de si, do outro e de todos. Conectados pelo laço familiar e escolar que nos une, pelas boas recordações guardadas em nossas memórias, pelo momento atual de aprender a nos comunicar pelo toque na tela, e pelo toque no coração.”. 

Culminância 

Inspirados no livro “Caixinha de guardar o tempo”, de Alessandra Roscoe, as unidades escolares deverão se organizar para que cada criança confeccione a sua “Caixinha de Guardar o Tempo”. Na proposta, as crianças serão estimuladas, junto com sua família, a construírem a sua “Caixinha”, onde deverão guardar objetos, fotografias, bilhetes e tudo que remeta a alguma lembrança especial. A Caixinha deverá ser guardada em casa e assim que retornarem às aulas presenciais, as crianças serão convidadas a levarem para a escola e a socializarem com os colegas o porquê dos objetos guardados na mesma. 

“A educação infantil sempre trabalha com a proposta de trabalho através da pedagogia de projetos. E este projeto tem um valor muito relevante, pois vai atender os objetivos da Base Nacional Curricular Comum, ou seja, vai estar trabalhando para que a criança aprenda juntamente com a família, que é o momento em que ele está vivendo agora. É uma proposta muito atualizada e necessária para este momento, em que a criança não pode ir à escola por causa da pandemia, mas tem a condição de desenvolver seu trabalho juntamente com a família.”, enfatiza a secretária Rejane Veloso. 

Curiosidade 

Antes do lançamento da temática, a Coordenadoria de Educação Infantil propôs no Instagram da Secretaria Municipal de Educação uma brincadeira onde foram publicadas fotos de alguns servidores da Secretaria enquanto criança para que os seguidores da página pudessem descobrir quem são aquelas crianças. O resultado da brincadeira você pode conferir clicando aqui.  

Leia também:
“Leitura vai, escrita vem – Memórias!”: Trilha da Leitura realiza entrega do kit de livros aos vencedores do concurso
11º Festival Sertanejo da E. M. Profª Hilda Carvalho Mendes
Em live, Trilha da Leitura anuncia vencedores do concurso de escrita “Leitura vai, escrita vem – Memórias!”
Arraiá Virtuá: professora das escolas Bolivar de Andrade e Geraldo Pereira realiza atividade online para...