Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 28 de Agosto de 2019 às 17:01. Visualizações: 157. Imprimir
Exposição folclórica no Cemei Dr. Mário Ribeiro

O Cemei Doutor Mário Ribeiro realizou na unidade, no dia 17 de agosto (sábado letivo), uma Exposição Folclórica com intuito de explorar a cultura popular e valorizar a identidade cultural do Brasil e de Montes Claros. 

Com a participação das crianças, professores e familiares, o evento buscou resgatar “a forma diversificada de costumes dentro de um trabalho coletivo no ambiente escolar, incluindo a família na construção do processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno e resgatando o conhecimento sobre o conjunto de elementos que formam o folclore”. 

Na exposição, foi apresentado o histórico do folclore, lendas, cantigas de roda, contos, parlendas e poesias; a Festa de Agosto, com a figura dos catopês, que é uma festa tradicional de manifestação religiosa e cultural da cidade. Ainda, os pais dos alunos participaram com a confecção de brinquedos de material reciclado, representando a infância dos pais, avós e familiares. 

“A mostra cultural folclórica resgatou a importância do folclore para a comunidade e para as nossas crianças, que pode vivenciar a cultura de forma lúdica e atraente. A exposição foi prestigiada por moradores do bairro, colaboradores e familiares. Ver o trabalho artístico das crianças expostos encheu muitos pais e avós de orgulho.”, comenta a diretora do Cemei, Adriana Mourão e, a supervisora, Ivone Mendes.

Texto: Cemei Doutor Mário Ribeiro - Adaptação: Farley Henrique (Educamoc) 
Fotos: 
Cemei Doutor Mário Ribeiro

Leia também:
Professores de Educação Física participam do II Workshop de Badminton
Festa da Família na Escola Laudelina Fonseca
Festival Folclórico na Escola Francisco Athayde
Educação Inclusiva realiza V Roda de Conversa na E. M. João Valle Maurício