Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 25 de Maio de 2018 às 13:12. Visualizações: 623. Imprimir
Formação dos atores sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar

 

Farley Henrique (Educamoc)

Aconteceu nesta sexta-feira (25), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), um momento de formação dos atores sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio da equipe técnica do Centro Colaborador em Alimentação Escolar da Universidade Federal de Viçosa (CECANE UFV), em parceria com a Amams e a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME), a formação teve como objetivo orientar os atores envolvidos para uma melhor execução do PNAE nos municípios da região.

O encontro, que reuniu mais de 150 pessoas de 20 municípios, teve como público gestores de educação, equipes de nutrição e merenda escolar e de prestação de contas. Na ocasião, que contou com a presença do secretário municipal de Educação, Benedito Said, da coordenadora do Departamento de Educação da Amams, Neiva de Cássia Rocha e do ex-presidente da Amams, José Reis Nogueira, foram abordados o papel dos conselheiros, nutrição, prestação de contas e PNAE.

"A formação foi muito importante uma vez que ele veio logo após um monitoramento de quatro dias, onde foram realizadas análises de documentos, como processos licitatórios, documentos da parte técnica e visitas a unidades escolares para verificação do cumprimento da legislação e execução do PNAE. Hoje foi um fechamento onde nos possibilitou tirar dúvidas e compartilhar informações", destaca a coordenadora da Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar da SME e nutricionista responsável técnico do Município, Geralda Kelen Fonseca.

Na semana

Durante os quatros dias que antecederam a formação, os agentes técnicos do CECANE UFV estiveram em visita a cidade, a pedido do FNDE, para assessorar a execução do PNAE. Na oportunidade, os agentes estiveram reunidos com a equipe de gestão e de nutrição da SME.

"Não somos fiscais, a gente visita os municípios para assessorar, ver algumas dificuldades em que o município está enfrentando e no que podemos contribuir para superar essas dificuldades. Em cada um dos municípios que visitamos reunimos com a agricultura familiar para saber quais são as dificuldades que eles têm em fornecer, reunimos com a Secretaria de Educação, com a equipe de nutrição, pra poder entender como o programa funciona no município e identificar algumas dificuldades e orientar, de forma técnica, como eles devem superar isso perante a legislação e as normatizações de resoluções. Somos uma parceria para assessorar o município na melhor execução do Programa", explica uma das agentes do CECANE UFV, Paula Torres Trivellato.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:

Vamos na Paz

Abertura do curso de capacitação 'A Pessoa com Deficiência e a Sociedade'

Dia das Mães no CEMEI Heloísa Sarmento e Escola Dominguinhos Pereira

Trilha da Leitura apresenta teatro 'Sou um super-herói' nas escolas Vovó Clarice, APAE e Capelo Gaivota