Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 05 de Dezembro de 2018 Imprimir
Formatura do Programa Forças no Esporte foi realizada nesta quarta-feira no 55º BI

Farley Henrique (Educamoc)

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 05 de dezembro, na sede do 55º Batalhão de Infantaria, Batalhão Dionisio Cerqueira (55º BI), a formatura do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que é desenvolvido em Montes Claros por meio de uma parceria entre o Ministério da Defesa, Ministério dos Esportes, Ministério do Desenvolvimento Social e a Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME). 

O evento contou com a participação de cerca de 200 alunos do Sistema Municipal de Ensino, entre 11 e 17 anos, participantes do programa. Além dos formandos, esteve presente também na solenidade o tenentecoronel Roner, pais de alunos participantes do Programa, diretores de escolas municipais, representantes da SME e equipe do PROFESP.  

“A formatura foi um espetáculo! Os alunos mais uma vez mostraram o quanto estão empenhados. Tivemos um ano muito positivo, onde todas as atividades ocorram muito bem e os alunos tiveram um desenvolvimento além da nossa expectativa. Estamos no caminho certo. Não tenho dúvida que em 2019 colheremos ainda mais frutos desse trabalho.”, explica o coordenador do PROFESP em Montes Claros, tenente Cláudio Reis. 

Durante a formatura foram premiados os alunos que mais se destacaram nas atividades do Programa em 2018, que ofereceu aulas de reforço no contraturno escolar, práticas esportivas, aulas de música, participação em competições esportivas como a “Taça Programa Forças no Esporte”, projetos de desenvolvimento como o “Jovens Empreendedores na Escola: Sua ideia pode fazer a diferença na escola e na vida”; além de transporte e alimentação.  

“Tivemos mais um ano maravilhoso neste Programa que é de grande importância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Gostaria de agradecer a todos que participaram, colaboraram e ajudaram ao longo deste ano na formação desses alunos. Esperamos que em 2019 o Programa cresça ainda mais pois, com o mesmo, conseguimos tirar muitos jovens e adolescentes da vulnerabilidade.”, avalia a coordenadora pedagógica e referência do município no PROFESP, Ediana Santos Costa.  

Para Edilene Cordeiro de Oliveira, mãe de um dos participantes do Programa, o aluno do 7º ano da E. M. Dr. Crisantino Borém, João Gabriel de Oliveira, o PROFESP chegou em um “momento fundamental”. Estava sem uma atividade extra para o meu filho no período da tarde e foi a melhor coisa que aconteceu, porque meu filho desenvolveu muito, melhorou na escola e hoje faz parte da equipe de natação de Montes Claros. Eu só tenho a agradecer. Espero que nunca acabe. No que precisar de nós, pais, para a manutenção desse Programa, estarei sempre à disposição.”, completa Edilene. 

Fotos: Farley Henrique (Educamoc)

Leia também:
PROFESP realiza Primeira Feira empreendedora do Programa
Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica 
“Encontros e Despedidas”: CAIC Renascença reúne alunos da Escola Joaquim José de Azevedo e dos CEMEI’s...
SME realiza momento de reflexão sobre o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”