Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 02 de Outubro de 2019 às 12:53. Visualizações: 1.685. Imprimir
Geladeira Literária chega à Escola Eunice Carneiro

Farley Henrique (Educamoc)

Escola Municipal Professora Eunice Carneiro é a mais nova unidade escolar contemplada com a “Geladeira Literária” do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura. O educandário do bairro Conjunto José Corrêa Machado recebeu a Geladeira no dia 25 de setembro, em um evento que contou com uma exibição do teatro “Quem são meus verdadeiros heróis?”.

A geladeira estava na E. M. Dr. Crisantino Borém onde, segundo a professora Elisângela Batista, possibilitou momentos intensos de leitura. “Os livros são novos e cheios de novidade. A geladeira aguça a curiosidade de todos, que querem ver, pegar, ler. Os alunos gostaram muito! Na sala de aula ou na biblioteca, os momentos de leitura ganharam um novo significado com a Geladeira Literária", ressalta a professora. (Veja aqui)

Com a temática “Leitura vai, escrita vem!”, o Trilha da leitura retomou o projeto neste segundo semestre nas escolas de Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino com objetivo de incentivar a leitura e escrita em todos os espaços e, das formas mais prazerosas e criativas possíveis.

A geladeira é entregue na escola pela equipe do Trilha, que, vestida de super-heróis, mostra aos alunos que eles também podem ser heróis da própria história, por meio da leitura, que, se bem conduzida, traz inspiração para a realização de boas ações e sentimentos nobres.

“A escola recebe também a relação de livros que contém o acervo e a orientação para o trabalho, durante duas semanas, tempo em que a geladeira fica na escola. Os alunos são convidados a ler, levar o livro pra casa, compartilhar a leitura na escola e na família e ainda a escrever seu próprio livro.”, explica a coordenadora do Trilha da Leitura, Éllen Santa Rosa.

A coordenadora ainda lembrou que todos os livros da Geladeira Literária são doados. Recentemente recebemos dois vindo do centro de Montes Claros. Uma moradora da Rua Irmã Beata viu a matéria na internet, ligou pra nós e buscamos no seu endereço. São livros maravilhosos, que farão a alegria de muitos alunos.” conta Éllen.

Interessados em doar livros literários para o projeto podem entrar em contato pelo: (38) 9 9915-4943 ou pelo e-mail: montesclarosnatrilhadaleitura@gmail.com

Fotos: Trilha da Leitura

Leia também:
Escola Francisco Athayde realiza 1ª Femac/Moc na unidade
Cemei Meimei ganha mais dois espaços para desenvolvimento de atividades
Escola Jair de Oliveira recebe reforma durante ação “Alpa Bem Fazer” do IA
Aberto período da Avaliação de Desempenho – 1º Semestre Letivo de 2019