Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Sex, 29 de Junho de 2018 Imprimir
'I Mesa Redonda: Comunidade Escolar e Profissionais em um importante debate sobre a importância da família na escola'

Aconteceu no dia 22 de junho, na E.M. Profª Maria de Lourdes Pinheiro, a 'I Mesa Redonda: Comunidade Escolar e Profissionais em um importante debate sobre a importância da família na escola'. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Educação Inclusiva, em conjunto com a própria unidade, contou com a participação de toda a Comunidade Escolar, além da participação da Coordenadoria de Ensino Fundamental - Anos Iniciais da SME e da Diretoria Técnico-Pedagógica da SME, representada por sua gerente pedagógica, Sidnéia Sales.

Na ocasião, a psicóloga e especialista em Terapia Familiar Sistêmica, Tatiane Aparecida Mendes, falou da importância da Educação na escola e para vida, ressaltando a "necessidade do investimento parental na educação dos filhos, curtindo cada fase, cada etapa e participando do desenvolvimento deles". Ainda, abordou os estilos parentais como o estilo participativo, "onde ter limite e afeto é o mais saudável para criação dos filhos”, explica.

Durante o evento, a mesa esteve composta pelo secretário municipal de Educação, Benedito Said, pela coordenadora da Educação Inclusiva da SME, Meirielle Duarte, as diretoras das escolas municipais Profª. Maria de Lourdes Pinheiro, Marina Cardoso, e Egídio Cordeiro, Carla Patrícia Vasconcelos, pela psicóloga Tatiane Aparecida, e pelo coordenador do Comissariado da Infância e da Juventude, Natan Ruas de Oliveira, que na oportunidade, abordou a importância do trabalho em rede, onde cada um seja corresponsável em seu fazer, participando de forma ativa de todo o processo.      

Ainda na ocasião, o secretário Benedito Said, destacou, metaforicamente, que os pais precisam auxiliar os filhos na travessia, isto é, ajudar o filho a compreender o sentido da vida, a colaborar para a qualidade de vida da população, da cidade, país e do mundo. 

Ao final, o também psicólogo, Antônio César, mediou o debate e finalizou os trabalhos com a síntese do que foi discutido. "É muito importante o diálogo e a interação entre a família e escola em prol de uma educação de qualidade, enfim, de uma aprendizagem significativa para as crianças, adolescentes e jovens", afirma. 

Fotos: Coordenadoria de Educação Inclusiva da SME

Leia também:

Projeto Copa do Mundo na Escola na Escola Jason Caetano I

Projeto Educar para Cooperar 2018: Culminância do projeto acontecerá no próximo sábado na Escola Bolivar de Andrade

'Projeto Tecnologia e literatura: Desafios e possibilidades no mundo dos super-heróis' na E. M. Zizinha Ribeiro

E. M. Francisco Athayde promove caminhada e ato pela Paz