Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 14 de Novembro de 2018 às 14:14. Visualizações: 3.721. Imprimir
‘II Mostra de Produções do Programa Revelando o Patrimônio” contou com a participação de seis escolas municipais

Farley Henrique (Educamoc)

Com a participação de seis escolas do Sistema Municipal de Ensino, foi realizado nessa terça-feira (13), na Praça Flamarion Wanderley, a ‘II Mostra de Produções do Programa Revelando o Patrimônio’, promovido pela Compreender Consultoria e Responsabilidade Social em parceria com o Ministério da Cultura. O Programa, que conta com o patrocínio da VLI e apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), visa incentivar pesquisas e promover a conscientização e a preservação do patrimônio cultural local.  

Desenvolvido desde o mês de junho, o Programa, que contemplou nove escolas da cidade, entre elas as escolas municipais Geraldo Pereira de Souza, Dona Vidinha Pires, Rozenda Zane Moraes, Alcides Carvalho, Mestra Fininha e Profª. Hilda Carvalho Mendes, ofereceu capacitação e orientações para os professores, por meio da mediação da pesquisa na escola, onde, posteriormente, os docentes, em conjunto com os alunos (uma turma por escola), desenvolveram pesquisas sobre o patrimônio cultural da cidade, com visitas de campo, entrevistas e observação participante.  

“A gente acredita que os alunos são os protagonistas desse Inventario Pedagógico, que é um estudo sobre um bem cultural na cidade onde eles moram, no intuito de desenvolver a relação de pertencimento. Estamos muito satisfeitos com tudo que vimos aqui, com essas parcerias importantes, como a da SME e da nossa patrocinadora, a VLI, que acredita na educação, que acredita nesse projeto. Essa mostra é um momento de culminância, onde de fato vemos esse protagonismo dos alunos e, ao mesmo tempo, uma homenagem ao protagonismo dos professores, porque sem eles não estaríamos aqui.”, destaca a coordenadora do projeto e representante da Compreender Consultoria e Responsabilidade Social, Luana Campos. 

Encerramento 

O Programa, que também é desenvolvido nas cidades de Betim, Divinópolis, Itaúna e Patrocínio, encerra em fevereiro de 2019, quando será divulgado o Catálogo de Produções, o lançamento de uma revista, onde os professores irão escrever um artigo sobre o projeto de pesquisa (o patrimônio cultural local), que foi escolhido pelos alunos, que é de relevância para a comunidade escolar.  

“A Secretaria Municipal de Educação tem apoiado esses projetos que envolve, principalmente, os alunos, os professores e as famílias... isso também é uma forma de se fazer uma educação multidisciplinar; onde você aprende a oralidade, a geografia, a história; ao mesmo tempo que a linguística, o que possibilita que a gente faça uma educação de qualidade. Tanto é que, em todos os projetos que desenvolvemos ou participamos, houve uma ascensão, houve uma melhora. E isso é indicativo que o caminho é esse.”, avalia o secretário municipal de Educação, Benedito Said. 

Mais da Mostra 

Durante a Mostra, foram expostos, em estandes montadas na Praça, todos os trabalhos desenvolvidos em cada uma das nove instituições de ensino, como a da Escola Municipal Profª. Hilda Carvalho Mendes, que teve como tema “Estudando as praças de Montes Claros”, onde foi realizado um resgate das praças da cidade, trabalho realizado por meio de uma pesquisa, que teve iniciou com uma entrevista com o morador mais antigo do bairro, o senhor Amadeus, e uma visita de campo, onde os alunos puderam conhecer várias praças da cidade.  

“Participar deste projeto foi muito importante pra nossa escola, porque é um resgate da nossa história, da memória do nosso bairro. E conviver com os moradores antigos foi de uma riqueza muito grande para nossos alunos e toda a equipe pedagógica da Hilda.”, comenta a diretora da escola, Dorisday Vasconcelos.

Fotos: Farley Henrique (Educamoc)
Clique aqui e confira como foi a exposição na SME

Leia também:
Alunos do Sistema Municipal de Ensino são premiados no “Concurso Cartaz Sobre a Paz”
Recomendação
SME promove “III Encontro de Formação de Professores do Ensino Fundamental - Anos Finais"
Prêmio de Educação 2018 - Instituto Alpargatas premia 511 estudantes do Sistema Municipal...