Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 09 de Abril de 2018 Imprimir
II Semana do Autismo no CEMEI Professor Hamilton Lopes

Farley Henrique (Educamoc)

Com objetivo melhor atender os alunos autistas, chamar a atenção da comunidade local para as questões do autismo e mostrar que os alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem conviver em perfeita harmonia com os demais, o CEMEI Professor Hamilton Lopes realizou, de 02 a 05 de abril, na unidade, a II Semana do Autismo, que neste ano teve como tema 'Aprender para Conviver'.  

Durante os quatro dias a unidade promoveu diversas atividades, como distribuição de panfletos e lacinhos, palestras com a presença de especialistas no tema, exibição de vídeos e momentos de relato de experiências de familiares dos alunos e profissionais do CEMEI. 

"A II Semana do Autismo em nosso CEMEI, representou uma reflexão, a cerca de conceitos, prática pedagógica, materiais adaptados, da importância de conhecer para conviver. Foi uma semana em que definimos metas de atendimento e acompanhamento das crianças com TEA, unimos forças mais uma vez contando com a grande parceria da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Educação Inclusiva, e de outras redes de apoio que muito tem contribuído com as questões do autismo e a inclusão destes pequenos anjos azuis em nosso CEMEI", explica a diretora da unidade, Edilene Alves Silva.

De acordo com a mãe do aluno João Pedro Silva, Jaqueline Silva Pereira, a II Semana do Autismo no CEMEI é mais uma demonstração do "excelente trabalho desenvolvido pela unidade". "Estou muito grata com o CEMEI por tudo que tem feito pelo meu filho, que evoluiu bastante desde que começou a estudar aqui. E foi graças a eles que descobrimos o problema, quando nos indicaram a procurar um neurologista, que deu o diagnóstico", lembra Jaqueline.

A II Semana foi encerrada na unidade com a peça teatral 'Mundo Azul', que contou com a participação das professoras e alunos do CEMEI. 

"Não poderia deixar de dedicar ainda por esta semana um sincero agradecimento a Arlete Durães, professora de AEE, que vem ao longo de sua caminhada nos auxiliando no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. Aos pais que tiveram conosco, porque acreditam na escola inclusiva, à Rosane Queiroz, palestrante que abordou assuntos pertinente ao desenvolvimento de crianças com TEA em sala de aula, às mães, que enriqueceram o evento com os depoimentos, ao secretário de Educação, Benedito Said, que em visita ao CEMEI, validou nossa II Semana do Autismo. As atividades propostas foram de ímpar importância na programação da semana. Encerramos com as crianças de forma alegre e inclusiva", afirma a diretora. 

Fotos: CEMEI Professor Hamilton Lopes e Farley Henrique (Educamoc)

 

Leia também: