Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 07 de Maio de 2019 às 16:42. Visualizações: 5.534. Imprimir
Lançamento de “O Jacarezinho Mordedor”

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME) e a Editora Cora, de Belo Horizonte, promoveram nessa segunda-feira (06 de maio) no Centro Cultural Hermes de Paula o segundo dia de lançamento de “O Jacarezinho Mordedor”, livro de autoria da professora e coordenadora do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da SME, Éllen Santa Rosa. O primeiro dia do lançamento aconteceu no domingo (05) no Shopping Ibituruna.

A cerimônia de lançamento no Centro Cultural foi prestigiada por alunos dos CEMEI's Alegria de Viver, Aninha Ribeiro, São Judas, Amiguinhos do Adelour, Casinha Feliz, O Bom Samaritano, Profª. Ana Lucia Mota, Profª. Idoleta Maciel, Profª. Maria das Dores e São Marcos, das Escolas Municipais Egídio Cordeiro, Profª. Sônia Quadros e Laudelina Fonseca, diretores de unidades escolares, servidores da SME, representantes da Editora Cora, amigos e familiares da autora.

“Foram momentos especiais vividos nestes dois dias: o reencontro com amigos, familiares, colegas de profissão e a avaliação positiva que estão fazendo do livro, me encheram de energia para continuar a escrever.”, comenta Éllen.

O lançamento ainda contou com uma apresentação do cantor e compositor, Carlos Maia, com um vídeo sobre a história do livro, um teatro inspirado em “O Jacarezinho Mordedor”, realizado pela equipe do Trilha da Leitura; e sessão de autógrafos.

“Acredito que a nossa vida profissional vai dando frutos de acordo com as sementes que vamos plantando ao longo da vida. A minha paixão pela literatura me acompanha desde sempre, uma vez que sempre trabalhei e defendi a literatura como ferramenta de emancipação. Hoje é a concretização de um sonho que, tenho certeza, está apenas começando a se realizar.”, afirma a autora.

Início

“O Jacarezinho Mordedor” surgiu a partir da sua experiência com crianças da Educação Infantil, no ano de 2005, como professora e supervisora, ganhando forma em 2013, quando apresentou a história para os supervisores da Educação Infantil do município, numa capacitação com a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita.

“A literatura é a arte da linguagem que desperta a fantasia e o imaginário humano. Com isso, a professora, contadora de histórias e escritora Ellen Santa Rosa, por meio da literatura incentiva crianças e adultos em todos os espaços de Montes Claros: escolas, hospitais, praças, asilos e parques a cultivarem e executarem a leitura. Reconhecemos, valorizamos e apreciamos a estimada profissional que, juntamente com a equipe do Trilha da Leitura tem arquivado nas memórias de crianças e adultos vivências de mais de 40 histórias contadas por meio de teatros e performances artísticas. Sentimo-nos honrados e parabenizamos a Ellen pelo excelente trabalho prestado à SME, por levar às crianças, educadores e famílias, as virtudes, valores e o bem viver que a literatura pressupõe humanizar.”, destaca Elisângela Mesquita, que esteve presente no lançamento.

De acordo com a professora e integrante do Trilha da Leitura, Sayonara Nascimento, o lançamento de “O Jacarezinho Mordedor” foi mais um sucesso da autora. “Não poderíamos esperar nada menos que isso; tudo que Éllen toca brilha; tenho muito orgulho de trabalhar com ela; aprendo todo dia!”.  

O livro encontra-se à venda na livraria do shopping na cidade, com a própria autora e também na editora, pelo site: https://www.coraeditora.com/

Confira aqui todas as fotos do evento: Cerimônia de lançamento e sessão de autógrafos e Teatro

Fotos: Farley Henrique (Educamoc) e Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:
Formatura do PROFESP abre atividades do programa em 2019
Escola Artur Fagundes realiza “Módulo II para as mulheres” com palestra e momento de beleza
Segunda edição da atividade “Leitura no Parque” recebeu alunos de 14 CEMEI’s
Escola Francisco Athayde comemora 1º Dia L Municipal de 2019 com contações de histórias, apresentações e teatro