Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Quar, 14 de Agosto de 2019 às 09:45. Visualizações: 539. Imprimir
“Minha cidade, meu tesouro!” será a temática da Educação Infantil Municipal para o segundo semestre deste ano

Farley Henrique (Educamoc)

“Minha cidade, meu tesouro!” é a temática a ser explorado pela Educação Infantil Municipal no segundo semestre letivo deste ano. O Anteprojeto, que visa sensibilizar os alunos para o reconhecimento do espaço onde vivem, percebendo-se como cidadãos transformadores e integrantes desse meio, foi apresentado na manhã desta terça-feira (13) no Centro Cultural Hermes de Paula, durante reunião com os diretores e supervisores de Cemei's e escolas com educação infantil.

“No decorrer deste semestre iremos explorar a conjuntura atual de Montes Claros, seus aspectos físicos (estruturais) econômicos e sociais, com vistas ao desenvolvimento de propostas que irão repercutir no bem estar da população montesclarense, sob a lógica das crianças.”, explica a coordenadora da Educação Infantil Municipal, Jane Aparecida Lopes.  

Durante o lançamento do Anteprojeto, a equipe da Coordenadoria de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação (SME), apresentou todo o material da nova temática, com as propostas, objetivos, eixos de trabalho, sugestões de pesquisas, o cronograma e sugestões de atividades, como a “Atividade Desencadeadora: Caça ao Tesouro”, onde o professor deve combinar com os alunos um plantio de uma muda típica do cerrado, em um local de fácil acesso, onde os educandos irão encontrar uma garrafa, que deverá ser colocada previamente no buraco e sem o conhecimento das crianças, com pistas que os levarão a procura de um tesouro. 

Presente no evento, a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita, destacou que a nova temática envereda para a Geografia e a História de Montes Claros, permitindo ao professor transitar por todas as áreas do conhecimento. A secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, enfatizou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela Educação Infantil. “Todos os trabalhos da Educação Infantil são sempre fascinantes e, este tema, que é muito pertinente, será, com certeza, um grande sucesso.”, disse.   

Ainda durante a reunião, os presentes puderam acompanhar a apresentação do novo espetáculo teatral do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, a peça “Minha cidade, meu tesouro!”; e apresentações artísticas de três unidades educacionais em culminância ao Anteprojeto “Cadê o cerrado que tava aqui?”, temática desenvolvida no primeiro semestre letivo de 2019. Na oportunidade, os alunos do Cemei Alegria de Viver, apresentaram a dança “A Jóia do Cerrado”; e os do Cemei Dep. Antonio Pimenta, a “Dança da Catira”. Já os estudantes do Centro Pedagógico Capelo Gaivota, entidade parceira da SME, apresentaram um teatro sobre a preservação do Cerrado. Confira nos links e vídeos abaixo.

Links: Apresentação do Trilha da Leitura - Apresentações das três unidades

A Jóia do Cerrado:

Dança da Catira

Preservação do Cerrado

Trilha da Leitura

Vídeos e Fotos: Farley Henrique (Educamoc) e Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:
Prefeitura adquire material para alunos com deficiência visual
Escola Dr. Mário Tourinho realiza “Café da manhã especial” em comemoração ao Dia dos Pais
Com foco na preservação do meio ambiente e proteção dos animais, Cemei...
SME realiza formação para professores do Ensino Fundamental e EJA