Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 02 de Dezembro de 2019 às 13:57. Visualizações: 1.433. Imprimir
“Minha Cidade, Meu Tesouro!”: SME realiza Cerimônia de entrega da Proposta infantil de governabilidade

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação Infantil, realizou nesta segunda-feira, 02 de dezembro, a Cerimônia de entrega da Proposta infantil de governabilidade, desenvolvida durante o projeto “Minha Cidade, Meu Tesouro!”. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Montes Claros e contou com a presença de alunos, professores, supervisores e gestores escolares

Com objetivo de fomentar o posicionamento crítico, assim como a exploração e apropriação dos espaços públicos por parte dos alunos da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino, o projeto, desenvolvido no segundo semestre letivo de 2019, buscou instigar as crianças a pensar a cidade como um espaço permeado pelas marcas sociais, culturais e econômicas, enfatizando a pesquisa e o desenvolvimento de conhecimentos nos quais elas sejam protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.

“A nossa ideia foi dar vez e voz às crianças, para que elas pudessem falar sobre as coisas que a cidade tem e o que elas gostariam que mudasse visando uma melhora. Elas abordaram vários assuntos, como infraestrutura, desenvolvimento social, cultura, esporte, lazer, educação e saúde, justamente no sentido de colocar coisas que as incomodam e que o poder público pode melhorar”, explica a coordenadora da Educação Infantil, Jane Aparecida Lopes.

No evento

Durante o evento desta segunda, que contou com a participação da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso; do presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel Dias; de vereadores, da equipe de gestão da SME e da Coordenadoria de Educação Infantil da SME, foi entregue pelas alunas Isabel Ágata Melo, do Cemei Major Prates, e Maria Luisa Nogueira, do Cemei Meimei, a Proposta infantil de governabilidade ao secretário de planejamento e gestão, Cláudio Rodrigues, que representou o prefeito no evento.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil, a Proposta traz diversas sugestões das crianças para melhorar o dia a dia na nossa cidade. “O projeto superou todas as nossas expectativas, uma vez que tudo que foi trabalhado, foi feito com muito carinho de todos os envolvidos. É uma sementinha que plantamos na criança no sentido de desenvolver nelas o sentido de pertencimento, para que elas se tornem cidadãs conscientes”, completa Jane.

Ainda durante a cerimônia, os presentes puderam assistir a uma aprentação musical da banda do Programa Forças no Esporte (Profesp), declamação de poemas e poesias, por alunos da Educação Infantil, e um vídeo com o trabalho desenvolvido por todas as instituições de educação infantil, sobre o tema "Minha cidade, Meu Tesouro".

“Este projeto foi pensado mediante as várias mudanças que estamos percebendo na nossa cidade, mudanças essas que estão sobre a responsabilidade da administração municipal. Daí a necessidade de falar dos tesouros de Montes Claros. É com muita satisfação que percebemos o poder da fala das crianças, que deram várias opiniões e sugestões, mostrando a necessidade de olhar com mais cuidado os espaços e o que está em nossa volta. Hoje é um dia muito importante pra todos nós da SME. Agradeço a todos os envolvidos na realização deste projeto, que é fruto de muito esforço de todos. Parabéns e muito obrigado”, disse a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:
Cemei Maria da Conceição de Almeida Costa realiza “City Tour” pelos pontos turísticos da cidade
“Biblioteca, eu visito e valorizo!!”: Trilha da leitura visita biblioteca da Unimontes
SME realiza evento para preparar estudantes para transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental
Escola Sebastião Mendes realiza Chá Literário com tema Consciência Negra