Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Seg, 09 de Setembro de 2019 às 17:39. Visualizações: 499. Imprimir
Moc é o lugar!: Mais de 500 alunos do Sistema Municipal participam do Desfile da Independência

Farley Henrique (Educamoc)

Mais de 500 alunos de dez unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino participaram no último sábado, 07 de setembro, do tradicional desfile cívico na avenida Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária), que neste ano teve como tema “Moc é o lugar!”. O desfile celebrou os 197 anos da Independência do país e encerrou a Semana da Pátria em Montes Claros.

Entre as escolas participantes, a Laudelina Fonseca, da comunidade de Facela, levou para a avenida a riqueza da cultura da cidade, por meio do Corredor cultural. Na ocasião, a unidade homenageou o Banzé, os Catopés, Marujos e Caboclinhos; os casarões antigos e o Centro Cultural. A escola lembrou ainda dos grupos de serestas, dos artistas da cidade e  personagens da Trilha da leitura.

“Agradecemos imensamente a cada um que contribuiu direta e indiretamente para a realização do evento. Aos nossos alunos e funcionários, pais, a Fatinha do Centro Cultural e a todos os voluntários que contribuíram para a realização de mais um desfile. Agradecemos de maneira especial à Secretaria Municipal de Educação (SME) pelo incentivo em mostrarmos um pouco da rica cultura da nossa querida Montes Claros.”, disse a diretora da unidade, Jaqueline Fonseca. 

Além da Laudelina Fonseca, o Sistema Municipal de Ensino esteve representado pelas escolas municipais: Jason Caetano, Joaquim José de Azevedo, Alcides Carvalho, Dona Vidinha Pires, Afonso Salgado, Dominguinhos Pereira, Professora Maria de Lourdes Pinheiro, CAIC Antônio Alves do Santos (Maracanã) e CAIC Américo Souto (Renascença) e, pelos alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp). (Clique no nome da unidade e veja como foi o desfile dela). 

“O desfile foi um sucesso! Mais de 5 mil participantes, dentre civis e militares, prestaram sua homenagem à Pátria e demonstraram grande satisfação com o tema deste ano: Moc é o lugar! O público aplaudiu com entusiasmo e elogiou a beleza e a organização do evento. A sensação foi a de que a população estava muito feliz e com a certeza de que a cidade está em boas mãos.”, avalia uma das coordenadoras do desfile, a analista curricular de geografia da SME, Helen Vieira.

Fotos e vídeos: Mauro Fernando (Educamoc) e E. M. Laudelina Fonseca

Leia também: 
Trilha da Leitura inicia apresentações do “Minha Cidade, Meu Tesouro” para escolas urbanas
SME realiza reunião com diretores escolares focada nos simulados para a Prova Brasil
“Minha Cidade, Meu Tesouro”: Trilha da Leitura visita mais quatro escolas do campo
Escola Aurora Monteiro promove sábado descontraído em comemoração ao Dia da Família