Educamoc - O Portal da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Publicado Ter, 02 de Junho de 2020 às 09:29. Visualizações: 119.017. Imprimir
Novo livro da coordenadora do Trilha da Leitura chega às livrarias de Montes Claros nesta semana

Farley Henrique

Chega nesta semana nas principais livrarias de Montes Claros o mais novo livro da professora e coordenadora do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação (SME), Éllen Santa Rosa. Publicado no mês de maio pela Editora Cora, “Minha cidade, meu futuro!” conta as aventuras do pequeno Miguel que busca melhorar a situação da sua nova cidade, após ouvir do seu avô que naquele lugar estaria o seu futuro.  

O livro, de acordo com a autora, surgiu a partir de um trabalho realizado no ano passado (2019) com a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino, dentro do projeto Minha cidade, meu tesouro! “A ideia basicamente surgiu assim, onde fomentamos nas crianças a necessidade de cuidar da cidade, que também é uma proposta da Prefeitura, com o lema Moc é o lugar. Daí aliei com a minha história de vida.”, explica Éllen.  

Em “Minha cidade, meu futuro!”, após um passeio pela sua nova cidade e já sabendo pelo seu avô que ali iria estudar, conhecer pessoas, trabalhar e ser muito feliz, Miguel passa a olhar em sua volta onde se depara com problemas como barulho, fumaça dos carros, lixo espalhado nas ruas e nas praças, poucas árvores e outros. Assim, percebendo a necessidade de fazer alguma coisa agora, no presente, pois, caso contrário, não terá um bom futuro por ali, Miguel começa a desenvolver ideias para melhorar a situação e colaborar com o futuro da sua cidade, deixando o seu avô surpreso. 

A história de Miguel se confunde com a de muitos, como a da autora Éllen que, aos dez anos de idade, veio morar em Montes Claros para estudar, pois em Josenópolis (MG), sua terra natal, só existia o estudo até a quarta série. “Junto a meus irmãos e meus primos, contávamos os dias para que as férias chegassem, época em que nadávamos em rio de água limpa, subíamos em árvores, pegávamos fruta no pé, brincávamos na rua, ouvíamos histórias contadas pelos nossos pais e avós à beira da fogueira, nas calçadas em frente às casas.”, lembra a escritora. 

“Fui aprendendo a amar e a respeitar a cidade repleta de montes que me acolhera. Aqui, formei-me em Pedagogia, construi uma família linda, abençoada, e vivo por aí, desbravando trilhas de leitura, contando histórias e contribuindo para o futuro da minha amada cidade. Dessa forma, tento despertar nas pessoas o gosto pela leitura, pelo conhecimento e pela valorização da própria história, além de apontar para o cuidado que devemos ter com o ambiente que nos cerca, presente de Deus!”, completa Éllen. 

Foto: Neto Santa Rosa 

Leia também:
Escola Egídio Cordeiro desenvolve “Projeto Leitura Virtual”
Inaugurado Cemei do bairro Jardim Primavera
Secretaria Municipal de Educação efetiva processo de escolha de novos membros do Conselho...
Prefeitura prorroga isolamento social e antecipa férias escolares